Atual

Alcobaça. CENCAL formou 2.515 técnicos em dois anos

cencal curso de pintura (2)

“Ensinou-me a criar o gosto pela cerâmica”. É assim que Cláudia Coito e Inês Pereira, a terminar, em Alcobaça, o curso de Técnico de Pintura Cerâmica, do Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica (CENCAL), descrevem a sua experiência.
As jovens iniciaram a formação em outubro de 2016 e vão terminá-la no próximo mês de setembro, formação que lhes garante qualificação nesta área, com competências em pintura e decoração, no âmbito da cerâmica decorativa e utilitária, obtendo igualmente equivalência escolar ao 12º ano.
“O curso de Técnico de Cerâmica, ou ainda o curso de Técnico de Modelação em Cerâmica, foram criados para dar resposta às necessidades da indústria e à falta de mão-de-obra na região”, disse a’O ALCOA Vera Fortes, coordenadora do CENCAL em Alcobaça. Rita Jorge, coordenadora deste curso, acrescenta como grande vantagem, a componente prática, “que inclui formação no contexto de trabalho, com a permanência dos formandos em empresas, em pelo menos três momentos de aprendizagem”. O que torna a “integração no mercado de trabalho muito mais fácil”, sublinha ainda Vera Fortes.

 

(Saiba mais na edição em papel e digital de 12 de julho de 2018)

Outras notícias em Atual