Atual

Alcobaça. Imagem do padroeiro no 130º aniversário dos Bombeiros

DSC_0242

O dia 1 de maio é especial para Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, data em que celebraram o seu aniversário. Contudo, este ano, a celebração dos 130 anos desta corporação teve ainda mais significado com a bênção da nova imagem de São Marçal, padroeiro dos bombeiros, a marcar presença a partir desse dia no quartel.
“Tínhamos uma imagem pequena, mas entretanto decidiu-se fazer uma réplica maior”, disse a’O ALCOA Pedro Pombo, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Alcobaça. A ideia “surgiu da vontade de nos fazermos representar junto da população, com a estátua do nosso padroeiro, em cerimónias, festas, ou eventos”.
O presidente desvendou ainda que a direção tem vários projetos que gostaria de concretizar antes de terminar o mandato. Entre elas, a melhoria das condições destes operacionais, seja a nível de equipamento, ou de instalações. É com essa vontade que vão avançar com uma obra no quartel: “a construção de balneários e de camaratas, no local onde chegam depois das operações, com condições que lhes permitem despir a farda e tomarem banho no local”. “Os Bombeiros de Alcobaça estiveram envolvidos em todos os cenários de incêndios graves do ano passado; foi realmente um ano muito duro nesse aspeto, mas podemos orgulhar-nos do trabalho em todos eles”, sublinhou Leandro Domingos, o comandante da unidade que conta atualmente com 70 elementos, mais 18 em formação.

(Saiba mais na edição em papel e digital de 3 de maio 2018)

 

Outras notícias em Atual