Atual

Alcobaça-Nazaré. Vigariaria faz conferência sobre eutanásia

CARTAZ CONFERÊNCIA EUTANÁSIA 5

A vigariaria de Alcobaça-Nazaré promoveu, a 26 de janeiro, a primeira de uma sessão de conferências com o tema “Eutanásia: uma questão que nos diz respeito a todos”.
O P. Paolo Lagatta, pároco da Nazaré, fazendo o balanço da iniciativa, destaca a participação: cerca de 150 pessoas. “Tratando-se duma conferência de esclarecimento, foi bastante positivo”, disse a’O ALCOA.
Segundo o sacerdote, Isilda Pegado distinguiu os conceitos de eutanásia, morte assistida, testamento vital, encarniçamento terapêutico e cuidados paliativos. Na opinião da jurista, há uma clara distinção entre acabar com o sofrimento e acabar com a vida duma pessoa, sendo que é disto que se trata a eutanásia. Não se tratando apenas dum problema de investimento económico da parte do Estado nos cuidados paliativos, o P. Paolo Lagatta refere os exemplos dados: a Bélgica e a Holanda são dos mais avançados a nível dos cuidados paliativos, mas a eutanásia continua a ser praticada, designadamente por pessoas sujeitas a depressões psíquicas.

(Saiba mais na edição em papel e digital de 8 de fevereiro de 2018)

Outras notícias em Atual