Atual

Aljubarrota. Australis garante prospeção sem risco ambiental

Fracking (6)

A operadora australiana Australis, Oil & Gas, garantiu ontem, 28 de janeiro, numa sessão de esclarecimento, em Aljubarrota que a exploração de gás, na freguesia, não será efectuada com recurso à fractura hidráulica.

Nesta sessão que teve casa cheia, com a presença de muitos locais, mas também responsáveis do poder local e o executivo da Câmara Municipal de Alcobaça, Ian Lusted, presidente da empresa australiana, explicou “iremos utilizar nas sondagens uma técnica idêntica à das captações de água”. O responsável informou ainda que não irão avançar com as sondagens, sem autorização da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da qual aguardam a apreciação ao estudo de um impacto ambiental submetido voluntariamente pela empresa.

Durante a parte reservada ao debate foram suscitadas algumas dúvidas por alguns dos locais, mas também pelas associações ambientalistas presentes, nomeadamente dos riscos de contaminação dos aquíferos e do impacto ambiental desta prospecção. Um risco que apesar de Ian Lusted, garantir estar “devidamente acautelado”, continua sem convencer, a população e os ambientalistas.

(Saiba mais na edição de 7 de fevereiro de 2019)

Comentários (1)

  • António ribeiro - 29 de Janeiro de 2019, 17:42

    Apenas digo isto: A ver vamos se assim vai acontecer.

Outras notícias em Atual