Igreja

Ano Pastoral. “Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé”

20988425_1418561444875831_6984536209508019173_o

No início de mais um ano pastoral, o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, em carta dirigida aos diocesanos de Lisboa, no início do ano pastoral, aponta como tema orientador do programa diocesano para 2017/2018 ‘Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé’, apostando numa “rede de relações fraternas”. Tema que a diocese vai trabalhar durante o ano pastoral, retirado da Constituição Sinodal de Lisboa.
Depois da caminhada sinodal feita nos últimos três anos, e da Assembleia Sinodal realizada em novembro e dezembro do ano passado, o programa pastoral para a Diocese de Lisboa, neste ano 2017-2018, tem assim em vista recentrar na Bíblia a fonte da fé. Também em resposta ao convite do Papa Francisco, para que em todas as dioceses do mundo fosse determinado um dia para assinalar a Palavra de Deus, como ‘Domingo da Palavra’, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, escolheu o dia 29 de outubro.
Relativo ao tema ‘Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé, centralidade da Palavra’, pretende-se reforçar a importância da Palavra de Deus para o brotar da fé e da vida orante, nomeadamente através da Lectio Divina, Liturgia das Horas e oração salmódica, bem como em tempos de retiro espiritual. “Que nas nossas comunidades tudo conflua para Cristo, acolhendo e meditando as Escrituras n’Ele cumpridas e por nós transmitidas na variedade das línguas e situações deste mundo”, referiu o cardeal-patriarca, indicando que “toda a catequese” há de ser “eco” da Palavra que “Deus absolutamente profere em Cristo”. “Todos os encontros comunitários hão -de partir dela, para a concretizar no dia-a-dia pessoal, familiar, eclesial e sociocultural”, acrescentou.

(Saiba mais na edição em papel e digital de 2 de novembro de 2017)

 

Outras notícias em Igreja