Atual

António Catarino vence prémio do Books & Movies 2017

Cultura-secundária-Foto-Antonio-Catarino

O beneditense António Catarino é o vencedor do Prémio Internacional da edição de 2017 do Books & Movies, que este ano, teve a concurso a modalidade “Roteiro de Viagens Escrito”.

“Panteão” é o nome do trabalho realizado pelo beneditense que o assinou com o pseudónimo Felisberto Andrade. O anúncio foi feito hoje, dia 25 de outubro, pela vereadora da Cultura Inês Silva, em reunião pública da Câmara Municipal de Alcobaça.

Sobre as razões da escolha, Inês Silva, sublinhou “a obra ser um contexto de roteiro de viagens, diferente, que toca o literário e onde a personagem da história,  é uma ideia. “Todo o texto indaga a condição humana. O que nos move. De que massa são feitas as nossas ações. De onde nascem as grandes construções humanas que em última instância nos levarão a um panteão”. Representando um dos três membros do júri composto também pelos escritores Raquel Ochoa e Tiago Salazar, Inês Silva, referiu ainda que “a prova de Felisberto Andrade instala-se com à vontade, consciência e bom manejo da narrativa nesses intervalos onde se dá a grande escrita. Por isso pela inventiva, a plasticidade, a riqueza de ideias e vocabulário, e a defesa do tema a concurso, consideramos este o texto mais merecedor da honra que é um prémio”.

Fotógrafo e escritor com várias obras publicadas, a última “Antologia” um romance que se divide em três novelas e quatro contos interligados entre si, António Manuel Teixeira Catarino, que também faz parte do grupo Amigos das Letras, para além da edição da obra escolhida nesta edição dos Books & Movies, receberá um prémio monetário de cinco mil euros, que será entregue a 12 de novembro durante a gala deste evento.

 

Outras notícias em Atual