Construção da Afetividade e da Sexualidade

Aproxima-se o dia dos Namorados, esta data leva-nos à reflexão da afetividade, do namoro e até da sexualidade nos dias de hoje!

A nossa sexualidade e reprodução é uma qualidade intrínseca pelo facto de sermos uma espécie gonocórica (existem indivíduos de sexo feminino e outros de sexo masculino), esta condição promove o encontro de corpos, a genitalidade para que se possam encontrar as duas células sexuais que originaram cada um de nós.

A meu ver, a sexualidade é uma força e um dinamismo de vida que não se esgota na relação sexual, mas que se exprime numa relação pessoal alargada e enriquecida de mil maneiras, que se traduzem em doação, respeito e entreajuda. A atividade sexual, a qualquer nível, é sempre humana e humanizadora por isso, não se pode separar da afetividade. A sexualidade é também biográfica e em cada um de nós é vivida na sua biografia pessoal.

As estatísticas continuam a apontar para valores crescentes de Doenças Sexualmente Transmissíveis, gravidez na adolescência, Interrupção Voluntária da Gravidez, abusos sexuais, etc…, e questionamos: Como é possível numa sociedade em que a informação se encontra tão disponível?

Na verdade a informação, por muito adequada que seja, feita com muita delicadeza, respeito, coerência, firmeza e desprovida de tabus, não gera mudança de comportamentos!

Não basta que se ensine aos mais novos a “mecânica” da sexualidade. Os pais e adultos próximos devem aproveitar os canais de comunicação que se abrem numa ação pontual na escola, numa reportagem na TV, num facto ocorrido no círculo próximo, para dialogar num ambiente mais íntimo. Temos de lhes permitir saber pensar, a um nível muito profundo, no sentido que os seus corpos, os seus órgãos genitais e a sua sexualidade são algo de que se devem regozijar (se amarmos os nossos corpos mais dificilmente abusaremos deles e dos outros). Conduzi-los pelo caminho que os levam a serem pessoas equilibradas, capazes de escolher o que as dignifica, alegres e respeitadoras de si próprias e dos outros.

Disfrutemos este dia, com afecto e ternura, semeando AMOR!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found