Coz. Pão de ló promete tornar mostra mais doce

Foto por Catarina Reis

De 23 a 26 de novembro, o difícil vai ser escolher entre tantas iguarias. O melhor da doçaria conventual está de volta à cidade de Cister e ao Mosteiro de Alcobaça, com a 19ª edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais. Com um orçamento de cerca de cem mil euros e sem vídeo mapping, a grande novidade dos últimos dois anos. Paulo Inácio destacou a introdução do pão de ló de Coz. Segundo a tradição, a receita do pão de ló de Alfeizerão teria sido ali deixada pelas monjas de Coz, depois da extinção das ordens religiosas. Agora com esta designação, a iguaria será apresentada oficialmente na inauguração do certame, pela Casa do Pão de Ló de Alfeizerão. “Com a preocupação de que as suas características se aproximassem da antiga receita e com uma embalagem própria para o efeito: será um momento alto”, afirmou Paulo Inácio, em conferência de imprensa de 13 de novembro. “Outra novidade”, segundo o o autarca, “será uma pista de gelo de cerca de 200 metros quadrados, que ficará instalada junto ao Mosteiro de Alcobaça, até 26 de dezembro”.

(Saiba mais na edição em papel e digital de 16 de novembro de 2017)

Uma resposta

  1. As Propostas para Alpedriz√
    – Primeiro lugar este ano 2017 é o ano das Eleições Autárquicas 2017, já agora gostaria de deixar aqui umas algumas Propostas para Alpedriz e arredores, com para União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes e para Câmara Municipal de Alcobaça, que são:
    1º – Projeto de Reabilitação Urbana de Alpedriz e Ferraria de Alpedriz até nó da A8, obras de arruamentos e Passeios, diversos com pavimentação novo, reabilitação de passeios, valetas e passadeiras em requalificação da via de à zona historia, melhoramentos e Ampliações. Com uma nova Iluminação, candeeiros e iluminação pública, nesta Avenida de Dom Afonso Henrique, Estrada de Pataias até A8, na estrada nacional 242-4.
    2º – Ser aposentado, e ‘negociar’ estás duas casas ‘abanando’ entre ligação da N242-4 (Avenida de Dom Afono Henrique) e Rua da Seixeira, para espaço com jardim e duas novas casas com espaço de comercio!
    3º – Antiga Escola Primária em ruídas na zona histórica, transformar em museu, sobre em moinho de água e Azenha, Agrícola, ou sobre História de Alpedriz.
    4º – Ligamento por estrada municipal na Rua das Tujeiros, e Rua da Horta e Beco do Moinho do Lugar dos Montes para Rebotim e Ribeiro do Pereiro. (Uma estrada municipal com três vias, dois para automóveis e uma para a ciclovia)!
    5º – Colocar uma estátua do Rei Dom Afonso Henriques, ou Papa João XXI, ou Santo António, ou Nossa Senhora da Esperança, no meio da Rotunda! Ainda falta colocar algumas placas de Ferraria de Alpedriz/A8, Leiria, zona Histórica, Rebotim, Póvoa de Coz, Fátima, IC9-A19, IC2-N1, Batalha e EB1/JI.
    6º – Construção duma rotunda artística na Quinta Nova, entre Alpedriz e Picamilho…, e o desviou para centro da Quinta Nova, com símbolo no meio na rotunda, dumas Frutas!
    7º – Medidas de Seguranças Rodoviária – Execução de outras lombas molhares, de redução de velocidade na Rua da Cinzeira. Outro exemplo execução de uma lomba doutro lado da Rua Escola.
    8º – Remodelação total e Beneficiação do Centro de Saúde e da Junta de Freguesia de Alpedriz, este edifício de transformar em um edifício polivalente; com Casa Mortuária, um farmácia e Posto de Colheitas (Análises Clínicas).
    9º – Alargamentos de estrada municipal das Ruas da Quinta Nova, e até Águas Formosas/Casal dos Brejos, até limite das freguesias em Alpedriz e Maceira (Porto Carro).
    10º – Valorização da Aldeia dos Casais de Dom Braz, Eco Parque Sensória para os Casais de Dom Braz, encontra-se: não existe ligação por estrada municipal para Alpedriz, nem da Ferraria de Alpedriz, existe casas em ruínas, um velho moinho d’água, onde também existe um tipo (piscina), onde atrevesse o ribeiro dos Pisões com ligação do ribeiro da areia, entre à Ferraria de Alpedriz e Casais de Dom Braz existe uma antiga estrada em perda, o que disse era estrada de Lisboa para Coimbra. Ideia para este lugar é transformar quase o mesmo exemplo do ‘Pia de Urso/São Mamede’,
    11º – Colocar Candeeiros antigos e iluminação pública no Largo de Nossa Senhora da Esperança, com requalificação neste Largo, com placas, bolsas de estacionamento.
    12º – Fazer um acordo com operadoras NOS e Vodafone sobre a cobertura de rede em Alpedriz e arredores!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found