Deputados do PS dão razão à Paróquia de Alcobaça

Os três deputados do PS eleitos pelo círculo de Leiria – António Sales, Odete João e José Miguel Medeiros, questionaram o ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, sobre o Mosteiro de Alcobaça. Em causa, a “enorme repercussão social que a decisão da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e da direção do Mosteiro está a produzir na comunidade local” ao ter exigido a remoção da porta de vidro colocada na entrada da Capela do Senhor dos Passos, no Mosteiro de Alcobaça.
No requerimento enviado ao ministro, os deputados citam o abaixo-assinado que pede a recolocação da estrutura de vidro, “com um impacto visual mínimo” e dois propósitos: “abrir a Igreja à comunidade, cumprindo as regras canónicas, assegurando o silêncio e o recolhimento, e proteger a Capela do Senhor dos Passos, impedindo a devassa de um espaço que, quando desprotegido, tem sido alvo de atos de vandalismo, desrespeito e profanação”.
Quando o Mosteiro de Alcobaça “irá receber uma instalação hoteleira”, com as consequentes alterações da traça original do monumento, adaptação dos espaços e instalação de um sem número de equipamentos e serviços, argumentam os deputados que “menos se compreende ainda este aparente excesso de zelo no que respeita a uma intervenção de impacto mínimo como aquela que está em causa”.
A decisão, referem os deputados, “está a ser percebida como uma afronta à paróquia e à população de Alcobaça”. Além desta pergunta, os socialistas querem saber que medidas tenciona o ministério da Cultura “adotar, no curto prazo, para repor o normal relacionamento com a paróquia e ultrapassar a atual situação”.
Os deputados poderão até obter resposta, o que não aconteceu até ao momento com O ALCOA, que não recebeu réplica a nenhum dos seus múltiplos contactos dirigidos a Ana Pagará, diretora do Mosteiro de Alcobaça, à diretora-geral do Património Cultural, e ao ministro da Cultura.
Entretanto, o secretariado permanente do Conselho Pastoral de Alcobaça pediu ao ministro da Cultura uma audiência para entrega do abaixo-assinado “Para o respeito da Igreja pelo Estado”, com 1300 signatários, que correu a par da petição pública online, subscrita por 518 pessoas que, mais distantes, não podiam juntar-se à tomada de posição em papel.
Em 2015, a Paróquia de Alcobaça manifestou junto dos serviços do Estado a sua pretensão de colocar uma porta de vidro na entrada da Capela do Senhor dos Passos, tendo chegado a receber por escrito indicação para envio do respetivo orçamento e posteriormente a informação de que a DGPC iria dar seguimento ao assunto. Depois da nomeação de Ana Pagará, não tendo voltado a ter resposta à sua solicitação, passado um ano, a Paróquia de Alcobaça resolveu custear por si própria a dita estrutura que a todos favorecia pelos seus méritos tanto em termos de culto eucarístico como até de valorização do património.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found