Diretores fazem análise de resultados dos exames no concelho

A primeira fase de exames nacionais já terminou e os resultados foram afixados no passado dia 13 de julho, segunda-feira. Este ano, a Matemática voltou a terreno positivo, com a maior subida na média dos exames nacionais. Biologia e Geologia registaram pior desempenho.
“Ao nível do 9º ano, estamos claramente na média nacional, tendo em consideração as duas provas: melhor um pouco a Matemática do que a Português”, afirma Gaspar Vaz, diretor do Agrupamento de Escolas de Cister – Alcobaça (AECA), sem querer destacar nenhuma escola. Já no ensino secundário o AECA “está acima da média nacional”, garante o diretor. “De entre as disciplinas que mais influenciam as entradas no ensino superior, apenas uma ficou ligeiramente abaixo”, explica Gaspar Vaz, acrescentando que “em compensação, houve várias disciplinas bem acima da média (Economia A: +1,6 valores; Geometria Descritiva: +1,1 valores, História A: +0,8 valores; Desenho A e História da Cultura e das Artes: +0,4 valores…). “Não trabalhamos para os rankings; trabalhamos para os alunos. Por isso, vão tantos alunos a exame com dez valores e que, na maioria dos casos, nos arruínam as médias”, reforça Gaspar Vaz. “Mas é assim que as coisas devem ser: neste mundo não pode haver lugar apenas para os ‘Alfas'”, conclui o diretor.
Segundo a diretora, Luísa Sardo, no Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, a média do 9º ano a Português foi de 57 por cento e a Matemática de 39. Já no Ensino Secundário, no 11º ano a média dos exames de Biologia e Geologia foi de 6,3 valores e a Físico Química de 6,4. No 12º ano, a média a Português foi de 12,4 valores e a Matemática de 7,6.
Nuno Rosa, diretor do Externato Cooperativo da Benedita (ECB) afirma que “de um modo geral, os resultados dos exames nacionais do 9º ano melhoram em relação ao ano anterior”. Assim, “este ano a média a Português, 57,2%, é ligeiramente abaixo da média nacional mas muito próxima; e a Matemática temos, pela primeira vez nos últimos anos, uma média superior à nacional: 49,1%”.
Relativamente aos resultados dos exames nacionais do Ensino Secundário, no ECB houve uma subida significativa relativamente ao ano anterior, “sendo que as médias são muito próximos das médias nacionais”, sublinha Nuno Rosa. “Pela positiva, destaco o resultado a Literatura Portuguesa, Alemão, Desenho A e Geografia A e, pela negativa, evidenciam-se os resultados a História da Cultura e das Artes e de Matemática A, onde apesar de termos uma subida muito grande relativamente ao ano anterior ainda estamos 1,7 valores abaixo da média nacional”, esclarece o diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found