Nazaré. Plano de ação de Mobilidade Urbana Sustentável apresentado

Foto por Catarina Reis

Cerca de 30 milhões de euros, é o valor orçado para o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável apresentado a 22 de outubro na Câmara Municipal da Nazaré.

“O Plano de Mobilidade já pensa nos fundos 2030 e dois terços, pressupõem-se que estará agilizado até 2025. Do ponto de vista do Estudos Prévios do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, estamos a falar de prazos mais curtos, não só na nossa intenção de ter a terra requalificada, mas também em variação dos fundos comunitários, em termos de execução e mais uma vez, como já o fazemos afirmar a Nazaré como líder” , explicou Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré. Neste plano que prevê “tornar a Nazaré numa sala de receber”, estão contempladas diversas obras, tais como melhoramentos ao nível do espaço pedonal, criação de uma rede de ciclovias e bicicletas partilhadas, reformular e optimizar os circuitos de transporte urbano. Ao nível de estacionamento, com criação de bolsas) e a substituição progressivamente de estacionamento na via publica por parques de estacionamento. Criação de postos de carregamento para veículos eléctricos, racionalizar o estacionamento de autocaravanas e autocarros turísticos, regulamentar as operações de cargas e descargas na vila da Nazaré, a criação de um funicular que ligará o novo interface rodoviário da Nazaré à Pederneira, entre outros.

Segundo os técnicos da Mobilidade e Planeamento do Território (Mpt), empresa responsável por este projeto, a Nazaré irá reduzir os níveis de CO2 em 10 a 20 por cento.

(Saiba mais na edição de 31 de outubro de jornal O Alcoa).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found