O PRESIDENTE DOS AFETOS!

Com a tomada de posse do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, iniciou-se um novo estilo de fazer política e diga-se que este facto contagiou a maioria dos Portugueses. Gestos, afetos tão simples e naturais, evidenciam um novo estilo de atuação do mais alto magistrado do país com os portugueses.
Depois de tantos anos em que o distanciamento entre a classe política e os portugueses se foi acentuando, eis que chega alguém à Presidência da República que quer inverter esta tendência e, em poucos dias, já deu um enorme contributo, iniciando um novo ciclo de credibilização da política e elevando a autoestima nacional. Há muito que isto não acontecia e, por isso, merece todos os encómios.
Todos sabem que o Presidente Marcelo tem origem no centro/direita, mas esse facto pouco interessa para a esmagadora maioria dos portugueses. A forma genuína como se tem revelado na relação com as pessoas tem gerado tal empatia que ficou bem espelhada na forma entusiástica como foi recebido na sua recente visita ao Bairro do Cerco, no Porto, onde se vivem graves problemas de integração social.
É, por isso, estranho e incompreensível que perante os sinais que já se vinham evidenciando desde a eleição presidencial de Marcelo que tanto BE como PCP na tomada de posse, e confrontados com um discurso tão inclusivo, tenham ficado sentados, sem aplaudir e ignorando a vontade da maioria dos Portugueses.
Depois do regicídio, não encontro um Presidente da República que conseguisse em tão curto de espaço de tempo unir tantos os Portugueses como Marcelo Rebelo de Sousa o tem feito.
Bem sei que estamos no início de mandato, mas começou bem. Espero que este novo tempo despoletado pelo Presidente da República constitua uma oportunidade de “ouro” para restituir à política o que ela tem de mais genuíno: o serviço público e o sentido de justiça social. Resta-me acreditar que a classe politica em geral saiba compreender estes novos sinais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found