Paróquias e entidades locais preparam acolhimento aos peregrinos

“Quer em Alcobaça, quer na Vestiaria, passam sobretudo portugueses nas proximidades do mês de maio, particularmente em grupos, a caminho de Fátima. Ao longo do ano, tenho também contacto com peregrinos para Santiago, cuja passagem e paragem pelo mosteiro é obrigatória”, conta o P. Ricardo Cristóvão, referindo que as suas paróquias disponibilizam espaços de culto e os sacramentos que são pedidos. “Quando está para além das nossas possibilidades, e tendo em conta os nossos conhecimentos, redireccionamos para quem possa melhor responder”, refere o pároco de Alcobaça e Vestiaria.
O mesmo adianta o P. António Fialho, pároco da Cela e do Bárrio, referindo a passagem de peregrinos pelo menos uma vez por ano, na altura de maio. “Normalmente avisam”, confirma o pároco, sendo que “a Igreja disponibiliza o salão paroquial, onde almoçam e aproveitam para repor energias”.
Alfeizerão e São Martinho do Porto também são pontos de passagem habitual. “Há um grupo de Lisboa que vem todos os anos e que são acolhidos na Casa do Povo em Alfeizerão, onde fazem as refeições e, por vezes, pernoitam antes de seguir viagem”, conta o pároco, P. Joaquim Gonçalves. “Sempre que nos é pedido disponibilizamos espaços de culto para celebração da eucaristia; este ano e por ser um ano especial com a vinda de sua Santidade o Papa Francisco, provavelmente essa afluência será ainda maior, mas cá estaremos para os receber de coração aberto”, conclui o sacerdote.

(Saiba mais na edição em papel e digital de 9 de março de 2017)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

No data was found

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found