Mais

Páscoa. Sabores de folares de Alcobaça

DSC_0142

É dia 29 de março, Quinta-feira Santa, no Centro Pastoral dos Moleanos, freguesia de Aljubarrota, concelho de Alcobaça. O aroma que vem da cozinha faz adivinhar: há qualquer coisa saborosa a cozer no forno. “São os folares da Páscoa”, desvenda Sandra Fonseca, que juntamente com Carolina Ferreira, Isilda Sousa, Anabela Ferreira, Ana Silva, Elsa Machado e Nela Ferreira, dão forma e sabor a esta tradição. Na base da receita está a farinha, o açúcar, o fermento, a canela, a erva doce, limão, leite, ovos e margarina”. Uma receita que aprenderam com as mães, ensinadas pelas avós, nessa partilha geracional que não vem nos livros de culinária.

DSC_0147

 

É num forno a lenha, com mais de cem anos, aquecido com galhos de oliveira cozendo o “tempo que tem que ser” e com a massa amassada à mão, que nascem os folares de Alcídia Sousa, especiais. Alcídia, que aos 60 anos, com a ajuda da família, mantém viva esta tradição, que parece um documento vivo sobre o património local. Uma arte que aprendeu, desde pequena, com sua mãe, de 84 anos, na Póvoa, União de Freguesias de Coz, Montes e Alpedriz.
O processo acompanhado, no dia 30 de março, Sexta-feira Santa, pel’O ALCOA é completamente artesanal, mas a receita não tem segredo.

DSC_0177

 

(Saiba mais na edição impressa e digital de 5 de abril de 2018)

Outras notícias em Mais