Quinta-feira de Comadres!

Quinta-feira de comadres coincide com a saída deste número do nosso jornal. Esta quinta-feira anuncia a proximidade do Carnaval, e a da semana que aí vem será a quinta-feira de compadres. O carnaval tem uma grande tradição em Portugal, onde há com frequência padrinhos e madrinhas a apadrinhar os desfiles. Há também um rei, com origem na Roma antiga, onde nesta altura se faziam grandes festas, comia-se e bebia-se, e o rei, escolhido pelo povo para aqueles dias, comandava o cortejo nas ruas.
Há quem defenda que o carnaval teve origem na Grécia, nos anos 600 a 500 A.C., com cultos de agradecimento aos deuses pela produção agrícola. Mas foi já no ano 604 da nossa era que o Papa S. Gregório Magno prescreveu a observância do jejum, na Quaresma, nos quarenta dias que antecedem a Semana Santa. Ora, os dias anteriores a este tempo de privação e de penitência passaram a ser chamados gordos, seriam dias dos prazeres da carne (carnis valles em latim) e de folia. Mais tarde, na época do Renascimento, começaram a realizar-se bailes de máscaras e apareceram os carros alegóricos.
O carnaval dos nossos dias, e designadamente o do Brasil, tem origem na cidade de Paris, no século XIX, onde começaram os bailes de fantasia cujo modelo viria a ser adotado um pouco por todo o lado. Curiosamente, o interesse de Paris pelo carnaval viria a desaparecer a partir dos anos de 1950. Também na nossa região se está a esbater, creio, uma tradição antiga, de compadres e comadres estabelecerem relações próprias da época, com o copo e a chouriça a acompanhar.
A terça-feira de carnaval de cada ano é muito fácil de determinar. Ela ocorre 47 dias antes da Páscoa, sendo que o Domingo de Páscoa é o primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio da primavera, 21 de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found