27ª edição do Circuito de Ciclismo de S. Bernardo em Alcobaça

A 27ª edição do Circuito de Ciclismo de S. Bernardo, organizada pelo Alcobaça Clube Ciclismo, irá realizar-se no dia 20 de agosto de 2018, em Alcobaça, integrado no programa da Feira Anual de S. Bernardo.

Esta prova irá contar com com a presença de todas as equipas do pelotão nacional de Elites e Sub23 (profissionais) cuja presença está assegurada, esperando-se mais de uma centena de corredores, especialmente de muitas das principais figuras que estão a disputar a Volta a Portugal em Bicicleta.

A prova terá o seu início pelas 17h00, para que o público possa, depois do dia de trabalho (apenas é feriado municipal em Alcobaça) ou de descanso, vir ver o ciclismo e ficar para visitar a Feira de S. Bernardo. O circuito continuará a manter o seu figurino habitual, contando com um percurso de 30 voltas de 2,5 quilómetros cada, totalizando 75 quilómetros. O Circuito de S. Bernardo continua a ser o mais importante dos Circuitos do pós-volta a Portugal, um facto destacado e salientado pelos responsáveis de equipas e entusiastas da modalidade. Continua a ser também o evento desportivo que mais público atrai a Alcobaça num só dia. No entanto e dada a facilidade com que as pessoas hoje se deslocam para verem os heróis da estrada, o impacto da divulgação efectuada pelos muitos meios e canais de comunicação e das redes sociais o espectáculo velocipédico já não atrai da forma que atraia em 1990, daí que o circuito precise de ser reinventado.

27655279_1790076517963741_3591185837481772658_n

Este ano, haverá uma nova novidade, animação de rua, que pretende dinamizar e fixar o público para a prova do ciclismo. A animação será feita pela equipa de Artes Marciais do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, para demonstrações de artes marciais e apresentação do vistoso espectáculo de “Dança do Dragão”.

Aproveitando todas as estruturas montadas, e a pedido da Federação Portuguesa de Ciclismo, o evento irá acolher a 5ª e última prova da Taça de Portugal de Paraciclismo. O paraciclismo é uma modalidade de competição para atletas com deficiência que começou a ganhar expressão no ano de 2012, quando a Federação Portuguesa de Ciclismo decidiu dar a esta modalidade a visibilidade que merece, integrando-a nos seus calendários desportivos e fomentando a sua prática. Está organizado em função do grau e tipo de deficiência de cada um, física ou neurológica.  O Alcobaça Clube de Ciclismo também integra na sua equipa um grande campeão paraciclista. Carlos Santos, natural da Vestiaria, com deficiência física, e que encontra a arte e o engenho para contornar as limitações que a deficiência lhe impõe e dominar a bicicleta apenas com um braço. É uma prova que sensibiliza pelo esforço e heroicidade destes homens, que estarão apoiados pelo Seleccionador Nacional de Paraciclismo, Professor José Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found