Opinião

Facebook---OPINIAOAnaGrazina

A família e o Natal em tempos de pandemia

Caro leitor, cara leitora:
Com as medidas propostas para o nosso Natal, pensar e reorganizar o Natal em família é indispensável.
Quase que precisamos de um kit básico de sobrevivência para todos estes novos desafios familiares que temos vindo a enfrentar.
A distância, as normas e as regras impostas têm sido exigentes e até as pessoas mais tolerantes já se sentem desagastadas. Talvez o “boost” para enfrentar o que ainda não terminou, seja uma (pequena) dose de comemorações. Não me refiro a festas nem a aglomerações de pessoas, de todo. Mas talvez pequenos encontros familiares com a distância e proteções recomendadas, representem uma lufada de ar fresco para todos. É evidente que não vamos desperdiçar todo o esforço que tem sido feito até então com meia dúzia de beijos e abraços – nem se recomendaria tal atitude. Contudo, é importante celebrar não só as festividades para quem as celebra tradicionalmente, mas o amor que existe dos que nos rodeiam e a gratidão que devemos sentir em passarmos mais um ano, rodeados de tanta coisa boa.
Com a família presente ou não na mesa de Natal, acredito que este ano lhe trouxe algo de bom, estarei correta?

Outras notícias em Opinião

  • Um ano de esperança: 2021

    Desejo a todos os leitores, um bom início de ano! Esperemos que seja um ano de liberdade e sem grandes restrições que nos limitem a…

  • Breve consideração sobre “Centro Histórico”

    Os chamados Centros Históricos são locais que nos transportam no tempo e nos permitem imaginar vivências anteriores. Criados em tempos antigos foram, aos poucos e…

  • Casa do Relego: desaparecimento e história

    Na vila de Alfeizerão, até há pouco tempo, existia uma casa do Relego. Porém, os seus proprietários decidiram demolir o que restava do edifício. Com…

  • A eleição do ano

    “As eleições do país mais poderoso do planeta dizem também respeito ao planeta”, escrevi aqui, no dia 12 de Novembro passado. A importância maior destas…

  • Quem aponta a Luz do Mundo?

    No século XVI, a descoberta do alçapão de entrada para umas catacumbas esquecidas, na via Salaria, ofereceu à Igreja um olhar novo sobre a comunidade…

  • Editorial

    O combate à pandemia, como a qualquer crise, evidencia que a solução é a cooperação e não o divisionismo. A vacinação de profissionais de lares…

  • Desafios desta época festiva

    O mês de dezembro é, por norma, uma época de bem-estar, alegria pessoal e familiar. Porém, os convívios natalícios deste ano acabam por estar comprometidos,…

  • Extraordinários. 75 anos d’O ALCOA

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. O mundo vivia uma crise profundíssima, enquanto…

  • Coco, uma opção saudável?

    Será o coco um alimento a integrar na sua dieta? Hidratação, reposição dos sais minerais, regulação do intestino e auxílio no processo de emagrecimento são…

  • O orçamento municipal

    Ouvimos grandes discussões políticas sobre o Orçamento de Estado todos os anos e sabemos que ali estão definidas regras com impacto nas nossas vidas. O…