Opinião

Nutricionista_Filipe_Oliveira

A importância de comer legumes na infância

A ingestão de legumes é crucial para um bom desenvolvimento, quer do corpo, quer da mente, uma vez que são um grupo alimentar rico em nutrientes, nomeadamente vitaminas, minerais e fibras. Neste sentido, torna-se imperativo educar os mais pequenos para o consumo deste grupo alimentar, bem como variar ao máximo os mesmos.
Tendo em conta que são ricos em vitaminas, ajudam a fortalecer o sistema imunitário, sendo um importante aliado no combate de determinadas doenças, como por exemplo a gripe. Sendo pobres em gorduras, ajudam a prevenir a obesidade infantil.
O consumo diário de legumes ajuda a manter a pele, o cabelo e os dentes mais fortes e saudáveis. Há legumes que se podem consumir crus, podendo ser um excelente snack, como por exemplo a cenoura, o pepino e a curgete. Aproveite ainda os talos dos legumes, bem lavados, para colocar na base da sopa, aproveitando os nutrientes.
Promova a saúde dos mais pequenos. Quanto mais variedade na sua dieta, melhor será a sua alimentação e saúde futura.

Outras notícias em Opinião

  • Alho: um pequeno alimento mas com grande potencial

    O alho é associado ao mau hálito. Porém, será que deve deixar de o comer pelo transtorno causado? O alimento em questão apresenta uma densidade…

  • Campanha alegre, mau exemplo

    Numa altura em que a pandemia se abate duma forma brutal sobre nós, numa altura de confinamento que deveria ser levado a sério por todos,…

  • Editorial. Cumprir e exigir mais

    A situação exige que responsáveis e cidadãos, no seu conjunto, façam melhor. A Bélgica é o país do mundo com mais mortes de Covid-19 por…

  • Abaixo “um-homens”!

    Esta semana, Emanuel Cleaver abriu a nova legislatura do Congresso dos Estados Unidos com uma espécie de oração terminando com “a-men and a-woman”. Se o…

  • Um ano de esperança: 2021

    Desejo a todos os leitores, um bom início de ano! Esperemos que seja um ano de liberdade e sem grandes restrições que nos limitem a…

  • Breve consideração sobre “Centro Histórico”

    Os chamados Centros Históricos são locais que nos transportam no tempo e nos permitem imaginar vivências anteriores. Criados em tempos antigos foram, aos poucos e…

  • Casa do Relego: desaparecimento e história

    Na vila de Alfeizerão, até há pouco tempo, existia uma casa do Relego. Porém, os seus proprietários decidiram demolir o que restava do edifício. Com…

  • A eleição do ano

    “As eleições do país mais poderoso do planeta dizem também respeito ao planeta”, escrevi aqui, no dia 12 de Novembro passado. A importância maior destas…

  • Quem aponta a Luz do Mundo?

    No século XVI, a descoberta do alçapão de entrada para umas catacumbas esquecidas, na via Salaria, ofereceu à Igreja um olhar novo sobre a comunidade…

  • Editorial

    O combate à pandemia, como a qualquer crise, evidencia que a solução é a cooperação e não o divisionismo. A vacinação de profissionais de lares…