Opinião

Facebook---OPINIAO-afonso-luis_aposentado_2

A importância de uma eleição

Quando se fala das eleições norte-americanas, não podemos dizer: é lá com eles. Não. As eleições do país mais poderoso do planeta dizem também respeito ao planeta. “América First”, “América Great”, foram slogans proclamados por Trump, à exaustão. Agora, que ele, para bem da humanidade, deixa de ser o senhor da verdade universal, as pessoas de boa vontade, nos Estados Unidos, já pedem a Joe Biden: “Please, Mr. President, make América normal again!” (torne a América normal, novamente!). Por isso se espera que a América regresse ao Acordo de Paris e volte a reconhecer as alterações climáticas, que ameaçam a vida da Terra que habitamos; que a América volte a colaborar com as organizações e movimentos internacionais (OMS, Desanuviamento Nuclear, Alterações Climáticas, União Europeia, etc., etc.); que a América volte a mostrar a sua verdadeira face democrática, abandonando tiques autoritários, extremismos e populismos. Diga-se, a propósito, que o populismo de Trump pôde influenciar os lamentáveis populismos europeus, de tal forma que Salvini até já ganhou eleições em Itália, Le Pen esteve quase a ganhá-las em França, a AfD é agora o primeiro partido da oposição na Alemanha – e, por cá, também já chegou essa chaga…
A generalidade dos média acolhe a notícia da vitória de Biden, não por questões entre os campos de conservadores e de progressistas, de esquerdas e de direitas, mas antes porque a verdade venceu a mentira, a democracia venceu a autocracia. A derrota de Trump é considerada um bálsamo para todos aqueles que cultivam um código de valores baseado na razão, na verdade e na decência e que, além disso, verberam os ódios raciais. Não admira que os líderes europeus reagissem com alívio, como parece evidente, ao fim do consulado de Trump. Para terminar, temos de reconhecer-lhe duas “qualidades”, a persistência e a coragem: persiste em afirmar que venceu, e é corajoso ao ponto de (poder) vir a ser o primeiro presidente derrotado, na história da democracia americana, que se recusa a admitir a derrota e que não felicita o candidato vencedor. Ah, ganda Trump!

Outras notícias em Opinião

  • Alimentação versus ansiedade

    A população mundial está a viver dias desafiantes e difíceis relativamente à pandemia do vírus Covid-19. Existem restrições e limitações a nível do quotidiano e,…

  • Igreja da N. Sr.ª dos Prazeres: medievalidade e presente

    Recuemos até ao século XIII à vila de Aljubarrota, uma das catorze vilas dos Coutos Alcobacenses. Nesta localidade, na época, existira um templo que é…

  • Fui ao teatro e ELAS encheram a sala!

    Há tempo falaram-me de um grupo de mulheres que faziam teatro amador e que, cada vez que ELAS se propunham pôr uma peça em palco,…

  • Romã e tangerina

    A romã e a tangerina são duas frutas do outono. De cores diferentes mas com uma densidade nutricional muito semelhante. Os bagos da romã vermelhos…

  • A nossa herança gastronómica e o tempo presente

    Se não vivêssemos tempos tão difíceis, fruto de uma pandemia, estaríamos por esta altura a inaugurar a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais no…

  • Extraordinários. Mães

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. A minha mãe, que já não nos…

  • Os privilégios da terceira idade

    Sabe-se que Portugal é um pais constituído maioritariamente por idosos, que contrastam em grande número com a população mais nova. Hoje trago-vos um desafio para…

  • Saiba mais sobre os frutos secos

    A ameixa, o figo e as uvas secas são uma forma diferenciada de comer fruta. Porém, é importante ter a consciência que a forma seca…

  • Correr atrás do prejuízo!

    Os dados recentes do INE colocam Alcobaça como o 29.º concelho do país, em 308 municípios, onde o desemprego mais cresceu (+52%) e a perder…

  • Extraordinários. Profissionais de saúde

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. No dia seguinte a um tratamento que…