Opinião

A propósito de envelhecer, já deste conta que só envelhece quem está Vivo?!

Envelhecer é sinónimo de história e de estórias. Muitas memórias e rugas para contar.
É um estado, por excelência, de sabedoria. Muito graças, talvez, à Escola da Vida! [com cábulas dos mais velhos e tudo, que procuram continuamente abrir caminho, como se fosse possível viver cada desafio pelo outro]. Muita adaptação e mudança. Resiliência.
Muitos sonhos. Conquistas. Frustrações. Percas e partidas. Idas e vindas. Dores e sabores. Filhos. Talvez netos. Vizinhos. E um LAR.
Envelhecer pode até ser Mágico. A Amar! E se tu e eu assim fizermos Acontecer!
Envelhecer é também tempo e espaço de Valores e de Crenças. Do próprio e dos que o rodeiam. Da família. Da Comunidade. Do Lar que acolhe. Do próprio ser que envelhece (cada um de nós, portanto).
Envelhecer é estar Vivo! E quando se está Vivo há um mundo de escolhas mágicas à espera de serem vividas. Sentidas. Experienciadas. É que cada idoso é afinal um potencial em si mesmo.
É tempo de lhe facilitarmos essa descoberta de si também nesta idade e ajudarmos apaixonadamente a despertar o seu melhor e a fazer acontecer uma vida feliz. A cada um, na sua diferença. E a todos enquanto grupo. Comunidade.
É que na verdade, é na conjugação do Nós que deixamos de estar sós.
Contamos Contigo para tornar possível esta aventura!
Um abraço caloroso, em gratidão, por tantos velhos que me dão tanto!

Outras notícias em Opinião

  • O Inferno, o Céu e a oração do rico

    O mês de novembro é dedicado aos mistérios do encontro ou desencontro com Deus. Pode ser um encontro feliz, inesgotável e exultante, ou pode ser…

  • Princípio da participação

    Cada um de nós faz parte de uma família; e, em maior ou menor grau, faz parte de uma ou mais associações, outras instituições, empresas,…

  • O valor do Património Cultural

    “Se destruís o passado, destruís a alma. Ficais sem raízes para corrigir o futuro. Os homens foram notáveis pelo que fizeram de notável”. Palavras colocadas…

  • Princípio da subsidiariedade

    O princípio da subsidiariedade baseia-se na dignidade e autonomia de cada pessoa e família, defendendo que as diferentes organizações privadas, com ou sem fins lucrativos,…

  • Destino Universal dos Bens 2166

    Este é o terceiro princípio fundamental da doutrina social da Igreja (DSI), depois da igual dignidade humana e do bem comum abordados em artigos anteriores…

  • A festa da alegria

    Nestas últimas semanas, a Igreja lançou, em todo o mundo, um projecto renovado de evangelização. Este mês de outubro foi declarado um Mês Missionário Extraordinário,…

  • Rasoamanarivo

    A 7 de setembro, durante a viagem a Moçambique, Madagáscar e República da Maurícia, o Papa fez questão de visitar o túmulo de Victoire Rasoamanarivo,…

  • Francisco e Bento XVI publicam um livro em parceria

    Os autores são Papa Francisco e Bento XVI, o título é “Não façam mal a nenhum destes pequeninos. A voz de Pedro contra a pedofilia”.…

  • Princípio do «Bem comum»

    A seguir à dignidade humana, o segundo princípio fundamental da doutrina social da Igreja (DSI) respeita ao bem comum, isto é: o conjunto de bens…

  • Perfume de poesia na Igreja Católica

    No próximo dia 5 de outubro, a Igreja passará a contar com mais 13 novos cardeais. Um deles é o português José Tolentino Mendonça, um…