A riqueza de Alcobaça

Alcobaça é um concelho rico. A riqueza de um povo não se mede apenas por indicadores económicos, mede-se, fundamentalmente, por indicadores de índole cultural. E, neste aspeto, Alcobaça surpreende.
Todos quantos se deslocaram ao Cine Teatro, na tarde do domingo de Páscoa, dia 8 deste mês de abril, para assistir à I Gala d’O Alcoa, não terão deixado de se surpreender pela força, pela pujança da cultura de um povo, o povo do concelho. O dia 8, que este ano coincidiu com a Páscoa, é data emblemática para Alcobaça, pois foi neste dia, no ano longínquo de 1153, que o nosso primeiro rei fundou a Abadia de Santa Maria de Alcobaça, mediante a correspondente Carta de Couto. A Gala começou justamente com a leitura desse documento. Depois… bom, depois houve de tudo. Música para todos os gostos, arte para regalo da vista, estes os principais ingredientes de quase quatro horas de encanto. Em boa hora, os responsáveis deste jornal deitaram mão ao que de melhor há na região. Com critério, a avaliar pelo elevado nível das atuações. Notou-se como, um pouco por todo o nosso concelho, a cultura, a tradição de um povo brota mais ou menos espontaneamente, sempre sob orientação de gente mais experimentada. Os mais jovens e os seniores encantaram o auditório, uma sala completamente cheia de espetadores e de entusiasmo, e que, por isso mesmo, se terá tornado pequena.
Os apresentadores, gente da casa, foram inexcedíveis no feed back estabelecido e no humor fino exibido. A jornalista Sara Vieira e o diretor adjunto Jero souberam preencher com tato e inteligência todos os tempos do espetáculo. Até a atribuição dos Alcoas d’Ouro às diversas personalidades e instituições da região se processou de forma ligeira, agradável, nos intervalos das atuações.
No final, dizia-me um dos galardoados com um Alcoa d’Ouro que “as televisões transmitem muitas galas que não atingem o nível desta”. E é verdade, por isso muita gente ficou com água na boca, como que a dizer “para o próximo ano venha de lá mais uma”.
Não há dúvida: foi um regalo de gala.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found