Encontros em Rede: Reimaginar os Museus a 26

05 Abr | Seg | 15:00

Página de facebook da Rede Cultura 2027

Ciclo de Webinares

Os museus ultrapassaram o seu caráter passivo e neutro de mero instrumento de salvaguarda e divulgação patrimonial e assumiram-se progressivamente como pólos de intervenção cultural e social. Sofreram mutações advindas do alargamento do raio da sua ação e do impacto da sua atividade. Por essa via, transparece um caráter polimorfo do museu contemporâneo que reflete uma evolução política, económica e social da Europa. Os museus são, em larga medida, um produto da própria história europeia e, nesse sentido, marcados por um “conflito” latente entre o que são os discursos museológicos hegemónicos associados a uma herança civilizacional comum e a multiplicidade de desafios e de abordagens decorrentes da diversidade e da democratização sociocultural emergente de um mundo em constante mudança e global.

Com moderação de Alberto Guerreiro, Museólogo no Município de Alcobaça.

Convidados: Jean-Michel Tobelem [FR], Professor Associado na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne e Diretor da Option Culture, Massimo Negri [IT], Diretor da Academia Europeia de Museus e Fundador e Diretor Científico do Mestrado em Museologia Europeia da Universidade de Milão.

Transmissão em direto na página de facebook da Rede Cultura 2027, onde os interessados poderão endereçar perguntas ao painel em tempo real. A sessão ficará disponível em permanência e em livre acesso no facebook e canal de Youtube da Rede Cultura 2027.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Candidaturas abertas

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

Alcobaça. Biblioteca convida à conversa com…

10 Abr | Sáb | 11:00

online

Encontros em Rede: Reimaginar os Museus a 26

05 Abr | Seg | 15:00

Página de facebook da Rede Cultura 2027