A Escola Secundária D. Inês de Castro, do Agrupamento de Escolas de Cister, foi até aos Açores participar na 12.ª edição do CanSat Portugal.
O CanSat Portugal é uma iniciativa focada para os estudantes do ensino secundário e tem como objetivo desafiar os alunos a projetar e a construir um modelo funcional de um microssatélite das dimensões de uma lata.
Canssini foi a equipa que representou a Escola Secundária D. Inês de Castro, mostrando empenho e dedicação ao longo da experiência, e com muito mérito, uma vez que recebeu os prémios de Melhor Desempenho Técnico, Melhor Ground Station e Melhor Antena. Concorreram 16 equipas com o desafio de criar e projetar o seu microssatélite, e de o lançarem num foguetão até 1000 metros de altura.
Alexandre Lopes, programador da missão secundária, Francisco Dias, relações-públicas e soldagem, Martim Nogueira, divulgação e design gráfico, Pedro Alexandre, impressão e modelagem 3D, Rodrigo Valério, antena e manutenção da missão primária, e Teodora Martins, recuperação e aterragem, foram os alunos que abraçaram esta missão. Uma missão que representou um culminar de conhecimentos, desde a matemática à física. Soldaram, programaram, concederam o design e colocaram componentes eletrónicos. Os alunos também foram responsáveis pela construção do paraquedas e pelas comunicações do satélite com a estação na terra.