O feriado municipal, 20 de agosto, ficou marcado pela entrega dos prémios do concurso de ideias “Do Mosteiro ao Castelo – Acessibilidade e Nova Mobilidade”. O alcobacense João Siopa Alves e Baltazar Mateus receberam o prémio de dez mil euros no Armazém das Artes. João Siopa Alves ressalva que “é de louvar a criação de um concurso público”, salientando que “todas as câmaras deveriam proceder desta forma”. O arquiteto notou que houve “boas propostas e é isso que interessa no final do dia”.
O autarca de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, realçou que este é um “marco que vão deixar na cidade”. Em simultâneo, enalteceu que João Siopa Alves é um “jovem conhecedor do território, é das pessoas que mais estuda Alcobaça”.
O propósito do concurso de ideias “Do Mosteiro ao Castelo – Acessibilidade e Nova Modalidade” é a “valorização do território”, sendo um “projeto para os alcobacenses e não para os turistas”.
O segundo prémio era de cinco mil euros e foi entregue a Sardoeira & Delgado. Ana Rita Coelho de Pinho Carvalho conquistou o terceiro prémio, no valor de 2.500 euros. Em quarto lugar, ficou a proposta do Focus Group – Design & Consultancy, que recebeu uma menção honrosa.