Atual

Alcobaça. Conferência sobre património promovida pel’O ALCOA

Impressão

O Auditório da Caixa do Crédito Agrícola recebe, às 18h00 do dia 26 de outubro, em Alcobaça, a conferência: “SOS Património da Região dos antigos Coutos de Cister”. Uma iniciativa do jornal O ALCOA, com vista a alertar para o estado de degradação de alguns tesouros da região dos antigos coutos de Cister que guardam a nossa identidade e memória. Uma chamada de atenção que vem no seguimento da rubrica S.O.S. Património, iniciada pel’O ALCOA em maio deste ano.
A conferência terá como oradora convidada Eva Neves, técnica superior do Museu Diocesano de Santarém, instituição que recebeu, em 2016, o Prémio Europa Nostra, da União Europeia, referente à categoria de conservação. A conservadora deste museu, e coordenadora do manual “Património recuperado: boas práticas da Diocese de Santarém” é também membro da Comissão dos Bens Culturais daquela diocese. O outro orador convidado é André Remígio, conservador e restaurador, que procedeu à intervenção do Cristo crucificado do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, uma imagem em madeira policromada, com cinco metros de altura, que se encontrava em grave estado de degradação. O restauro foi efetuado por iniciativa e a expensas da Paróquia de Alcobaça.
Neste debate, pretende-se ainda reunir representantes de paróquias e freguesias que apresentem casos de património em perigo, seja por vandalismo, abandono, ou falta de conservação e restauro. Uma iniciativa que visa contribuir para a salvaguarda do património que ainda é possível salvar na região que cresceu em torno do Mosteiro de Alcobaça, bem como promover uma rede informal de entidades e personalidades empenhadas neste objetivo.

Outras notícias em Atual