Faleceu esta terça-feira, dia 19 de novembro, aos 79 anos, Fernando José Ferreira Fleming de Oliveira, conhecido por Fleming de Oliveira.
Natural do Porto, foi em Alcobaça que escolheu viver e onde trabalhou como advogado. Por aqui, ocupou diversos cargos públicos, foi vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, tendo também desempenhado o cargo de presidente da Assembleia Municipal e deputado municipal. Foi ainda deputado da Assembleia da República. Foi fundador e autor dos estatutos de algumas entidades do concelho de Alcobaça e ainda cofundador do PSD (Leiria em Alcobaça).
Investigador e interessado na história local, a ele deve-se ainda a publicação de dezenas de livros sobre a região de Alcobaça e as suas gentes, em diversas vertentes e épocas. Além de palestras e conferências sobre temas históricos e a participação em congressos internacionais, Fleming de Oliveira colaborava em jornais e revistas, entre eles O ALCOA, onde escrevia regularmente, considerando-se estar “indissoluvelmente ligado a esta «casa», também como um dos seus colaboradores mais antigos”.
Em 2020, O ALCOA atribui-lhe um “ALCOA de Ouro” na categoria de “Património Cultural”, como reconhecimento do seu trabalho.
As cerimónias fúnebres decorrem na Igreja da Misericórdia de Alcobaça e o funeral realiza-se amanhã às 11h30.
O jornal O ALCOA apresenta à sua família as mais sinceras condolências.