Alcobaça. Mosteiro acolheu a Procissão do Senhor dos Passos

Realizou-se a 20 de março, em Alcobaça, a Procissão do Senhor dos Passos. Devido à chuva que se fez sentir, a procissão não saiu às ruas da cidade, mas na Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.
Organizada pela Paróquia e Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, a preparação dos andores aconteceu dois dias antes. Membros da Santa Casa da Misericórdia retiraram cuidadosamente as imagens de Nossa Senhora e do Senhor dos Passos, que se encontram na Igreja da Misericórdia. A imagem de Nossa Senhora foi ornamentada com flores pelas “aias de Nossa Senhora”. Conforme conta a’O ALCOA Carolina Ribeiro, “as flores são oferecidas por um grupo de senhoras da paróquia e todos os anos são diferentes, algumas vêm mesmo dos seus jardins”.

No Mosteiro de Alcobaça, outro grupo de voluntárias da paróquia compõe o andor da imagem do Senhor dos Passos. Como descreve Maria José Horta, “o andor é enfeitado com a ajuda de uma florista e, no dia da procissão, as aias retratam as mulheres que iam atrás de Cristo, acompanhando o martírio de Jesus desde a sua condenação até à crucificação”. Maria José Horta acrescenta que todos os anos, nesse caminho as aias pedem uma intenção: “desta vez rezámos pela paz na Ucrânia, tão necessária”, finaliza a paroquiana.

Saiba mais na edição impressa e digital de 31 de março de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found