Alcobaça. Polo da Universidade de Coimbra assinala 20 anos com projetos e parcerias

Catarina Reis
Jornalista

“Tenho uma certa emoção de estar aqui em Alcobaça, como reitor e alcobacense”. As palavras são de Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, por ocasião do 20.º aniversário do Cento de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra, em Alcobaça, a 19 de maio.
O reitor, que nasceu na Nazaré e cresceu em Alcobaça, veio à região assinar protocolos com a Associação de Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça (ADEPA), Banda de Alcobaça e com a autarquia, “com o objetivo de fortalecer laços e estreitar relações e ligações com a comunidade”, numa “presença que se quer, cada vez mais presente, no território”.
Aprofundando a missão da instituição na mudança de mentalidades, o reitor afirma que “as ideologias devem ir atrás das universidades e do conhecimento e não o contrário”. Algo que as parcerias ajudam a realizar. Para Luís Peres Pereira, presidente da ADEPA, a parceria vai de encontro ao objetivo “de ter a comunidade universitária a trabalhar diretamente com a instituição, no estudo do espólio”.
A parceria com a Câmara Municipal de Alcobaça fomentará projetos de cooperação, nomeadamente a criação do Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Concelho de Alcobaça, sediado na Estufa n.º1 do Parque Verde. O espaço será dotado de condições estruturais para a realização de atividades de carácter educacional, investigacional e formativo.

Saiba mais na edição impressa e digital de 27 de maio de 2021.

Catarina Reis
Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found