Alcobaça precisa de iniciativa!

O desenvolvimento económico do concelho está no centro das nossas preocupações e será sempre uma prioridade, mas sentimos que com esta câmara as coisas não andam e quando andam, andam sempre muito lentamente.
Depois de mais de 6 anos de mandato, a Área de Acolhimento Empresarial da Benedita não avançou o suficiente e perderam-se verbas do anterior quadro comunitário. Os recentes anúncios, mais não são, por enquanto, do que atos formais e administrativos ainda muito longe da concretização deste desígnio concelhio. Mas na concretização deste projecto estrutural o nosso apoio será sempre uma prioridade.
Também a zona industrial das Alvas em Pataias continua a ser uma miragem, já que nada se avançou apesar das inúmeras promessas. Se queremos um concelho competitivo é preciso passar, de uma vez por todas, das palavras aos actos. Este é um projeto que, lamentavelmente e com graves consequências, nunca foi objecto de qualquer avanço ou deliberação camarária. Pataias é um caso ímpar de parcos investimentos nos últimos anos. A autarquia avançou para a criação de um Parque de Negócios de Alcobaça, uma incubadora de empresas, que custou cerca de 400 mil euros. No entanto, os resultados desse investimento são insuficientes e a sua performance nada acrescentou economicamente ao município, visto que este espaço é ocupado por apenas cinco microempresas. O Parque de Negócios e o Gabinete de Apoio ao Empreendedor (GAE) não têm qualquer ligação nem protocolos com as universidades, não incentivam verdadeiramente os nossos jovens a apostar nas suas ideias inovadoras, permanecendo isolados, estáticos, num mundo cada vez mais sofisticado e complexo que exige uma postura permanente de reinvenção. É fundamental que Alcobaça lute para se afirmar como um “cluster” do desenvolvimento de novas empresas, criando um clima propício à propagação da criatividade e da inovação.
É urgente passar rapidamente das palavras às acções. Alcobaça precisa de impulsos determinados e de uma continuidade sustentada nos projetos em que se envolve, sob pena de continuarmos encalhados e sem futuro à vista!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found