Alcobaça recebeu prova de abertura de juniores

Um aguerrido pelotão de 140 ciclistas, entre as quais três femininas, disputaram no passado domingo o Troféu Concelho de Alcobaça – Prova de Abertura do Calendário nacional de Juniores que tiveram pela frente um percurso de 116,6 quilómetros disputados a uma média superior a 39 quilómetros por hora. A prova da responsabilidade da Federação Portuguesa de Ciclismo foi organizada pelo Alcobaça Clube de Ciclismo e contava com três pontos de desafio, a subida de Alfeizerão para o Facho, a subida dos Vimeiro para os Louções e por fim a subida das curvas de Santa Rita, em Coz.

Os primeiros quilómetros foram disputados a um ritmo tranquilo com algumas tentativas de fuga sempre prontamente isoladas e tudo se viria a decidir nos últimos 30 quilómetros da prova com o algarvio Daniel Viegas, a correr no bombarralense, a adiantar-se em relação ao pelotão e a conquistar uma folgada vantagem de quatro minutos que o levou a cortar a meta instalada na Avenida dos Combatentes, em Alcobaça. No 2º lugar ficou André Carvalho do Avidos e o 3º lugar foi para Tiago Antunes, do bombarralense. Na classificação por equipas o Bombarralense ficou no 1º lugar, seguido pela Bairrada em 2º e o Avidos a ocupar a terceira posição da tabela classificativa. Em femininas, Daniela Reis, da DN 17 Poitou Charentes, foi a vencedora do Escalão de Sub-23 enquanto a espanhola Maria Fernandez, do Concelho do Porriño/Abanca foi a vencedora no escalão de elites.

A equipa do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, orientada por Aurélio Sardinha, ficou no 5º lugar na classificação por equipas, colocando Emmanuel Rodrigues no 10º lugar, Alexandre Pinto em 19º lugar, David Carvalho em 31º lugar e o estreante em provas de estrada Pedro Lisboa que ficou em 32º lugar, enquanto Tiago Vieira ficou em 45º lugar, Adérito Pereira foi 57º e João Geraldes ficou na posição 77 numa prova que contou com 52 desistências de corredores que não aguentaram o desafio. A formação alcobacense viu o estreante Diogo Couceiro desistir depois de ter cumprido a tarefa que lhe tinha sido proposta e também Ivan Gomes acabou por abandonar a sua primeira competição e seguiu para o hospital para receber assistência a uma dor abdominal que terminaria com a operação ao apêndice. “O 5º lugar conquistado pelo Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola é muito confortável para uma equipa constituída por atletas todos formados no Clube”.

O Alcobaça Clube de Ciclismo, enquanto organizador, esteve à altura deste desafio preparando um percurso adequado com espaço para os roladores e algumas subidas que testaram os mais resistentes. Ao longo do percurso um público numeroso estimulou os jovens corredores com fortes aplausos dando brilho a esta prova em que todos os pormenores organizativos se revelaram cuidados. A prova contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça que acompanharam a prova em permanência com duas ambulâncias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found