Alcobaça. Refood já conta seis anos a combater o desperdício alimentar

Combater o desperdício alimentar nos restaurantes e supermercados é o objetivo da Refood Alcobaça. Esta organização mundial, com um dos núcleos em Alcobaça, pretende que a comida ainda em boas condições não seja desperdiçada e que o excesso de alimentos possa ser conduzido para onde há a sua escassez.

Em Alcobaça, houve “um número de pessoas que viram a oportunidade de formarem o núcleo, a 7 de março de 2015, onde se podia dar uma segunda vida às imensas refeições que eram desperdiçadas”, constata João Neves, gestor de voluntários, a’O ALCOA.

“Em todos os dias do ano, exceto nos de Natal e passagem de ano, os 60 voluntários ativos colaboram”, conta o gestor de voluntários, natural de Alcobaça. No núcleo da região, é exigido que os voluntários “colaborem uma vez por semana, durante duas horas. Durante este tempo vão a restaurantes e supermercados da região de Alcobaça, Juncal e Cumeira e, por vezes, de Nazaré, buscar a comida que pode ser reaproveitada, como, por exemplo, bolos”, adianta João Neves, de 27 anos. Na realidade, “os alimentos reaproveitados não são restos, apenas comida que não foi vendida e é perfeitamente válida para ser consumida”, esclarece.

Durante a semana, “as famílias beneficiadas podem ir buscar os produtos, que já vêm confecionados e que estão em doses familiares, ao edifício da instituição solidária, localizado na Rua Dom Afonso de Albuquerque.

Saiba mais na edição impressa e digital de 14 de outubro de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found