Alcobaça tem rede de apoio social única no país

Alcobaça é caso único a nível nacional no que concerne à sua rede de apoio social, sendo o concelho com mais Misericórdias em Portugal (5) e o segundo do distrito de Leiria, a par de Pombal, com mais instituições sociais (27), empregando mais de 1000 colaboradores e beneficiando cerca de 4000 utentes.
“O concelho destaca-se no plano nacional em diversas áreas, em particular, na área social que está em constante inovação e que, como tal, necessita de permanente reflexão conjunta e partilhada entre os seus profissionais”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, na sessão de abertura das Jornadas Sociais que decorrem até hoje, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça,sublinhando que “a câmara tem sido e será sempre um parceiro presente e disponível para colaborar com as instituições sociais concelhias”.
As Jornadas Sociais são uma iniciativa do Município de Alcobaça em parceria com as Instituições Particulares de Solidariedade Social de apoio ao idoso do concelho e visam a reflexão sobre os novos desafios e trilhos a tomar por parte dos atores sociais.
Paulo Inácio anunciou ainda que “está previsto para o Orçamento Municipal de 2017 a implementação de novos e inovadores apoios sociais” por parte da autarquia, nomeadamente:
– o reforço dos mecanismos financeiros para o arrendamento social, uma medida que não só minimiza o estigma da habitação social como também apoia em, simultâneo, os beneficiários e os arrendatários, estimulando o mercado de arrendamento;
– o estabelecimento de protocolos com IPSS dotadas de cantinas sociais que terão a tarefa de identificar utentes dessas mesmas cantinas que possam ser empregados pelas IPSS com o apoio financeiro da Câmara Municipal. “Trata-se de uma medida de reinserção social e de fomento da empregabilidade”, reforçou o edil.
Igualmente presente na sessão da abertura, a Diretora do Centro Distrital de Leira do Instituto da Segurança Social, Maria do Céu Mendes, destacou o “papel importante da Câmara Municipal de Alcobaça no apoio incondicional que tem dado às IPSS”.
Joaquim Guardado, Presidente do Secretariado Regional de Leiria da União das Misericórdias Portuguesas, chamou a atenção para as “recentes estimativas que apontam para que, em 2020, 50% dos utentes das instituições sociais
sofram de demência. É um cenário que traz novos desafios que precisam de ser refletidos e ponderados em iniciativas como esta.”
Associada às Jornadas Sociais, está patente na Biblioteca Municipal, até 31 de outubro, a exposição “Transforma-te” uma reflexão sobre a violência nas relações que envolveu a comunidade local.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found