Atual

Aljubarrota. Foco na Misericórdia regista 41 infetados

IMG_4150

“Até ao momento contabilizamos, nos testes efetuados na Santa Casa de Misericórdia de Aljubarrota, 41 infetados: 29 utentes, 10 trabalhadores e dois familiares”, avançou Jorge Nunes, Delegado e Coordenador do ACES Oeste Norte, durante a conferência de imprensa de hoje, dia 17 de junho, que juntou para além do delegado de saúde a responsável pela Segurança Social de Leiria, Elisabete Moita, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio e José Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Aljubarrota.

Os utentes infetados estão isolados na própria instituição, a maioria sem problemas, estando internados no Centro Hospitalar de Leiria apenas dois, que requerem maiores cuidados. Os trabalhadores também se encontram em isolamento, mas em casa e os dois casos que foram transmitidos para os familiares desses cuidadores estão também a ser acompanhados, “para que não haja focos de transmissão”, garantiu Jorge Nunes.

Entretanto a instituição foi desinfetada por uma equipa da GNR e nos próximos dias serão efetuados também testes aos utentes que se encontram em Serviço de Apoio Domiciliário, como medida de prevenção.

Para além deste foco que teve inicio na passada sexta feira, dia 12 de junho, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça mostrou-se preocupado com os trabalhadores da apanha da fruta, que irá iniciar-se nos próximos meses declarando tendo insistido junto do Governo “para se procederem à realização de testes, aos trabalhadores antes da campanha e de lhes serem dadas garantias, de condições de saúde e salubridade, por parte das empresas que os contratam”. Paulo Inácio apelou “ainda à atitude da população em geral, acatando as recomendações da Direção-Geral da Saúde, como o distanciamento social, lavagem das mãos, etc… para que não haja transmissões comunitárias, por atos de irresponsabilidade”.

Outras notícias em Atual