Amantes da Música Popular Portuguesa tocam por amor à arte

Nascidos há quatro anos pela vontade de Emília Costa, que depois de aparecer num programa de televisão, resolveu colocar um anúncio a “desafiar” quem soubesse tocar concertinas para formar um grupo. Foi assim que nasceram “Os Amantes da Música Popular Portuguesa”, um conjunto composto por cinco elementos que tocam acordeão, concertina, férricos, reco-reco e bombo, em festas de aniversário, convívios, arraiais e outras diversões.
“A nossa música fica no ouvido, temos no nosso repertório temas conhecidos como a Aldeia da Luz, o Arregaça Pum Pum, Ó Minha Rosinha, entre outros temas”, explica José Alves, um dos grandes dinamizadores e impulsionadores do grupo, acrescentando que “esta é uma atividade que fazemos com gosto”.
Dos cinco elementos que compõem os Amantes da Música popular Portuguesa, dois frequentaram a escola de Concertinas da Barrenta e outro a escola de Concertinas da Batalha, mas todos se consideram amadores e autodidatas.
“Quase todas as músicas que tocamos é por ouvido, ensaiamos muito pouco, basta juntarmo-nos e a música sai naturalmente”, refere Emília Costa, que sublinha: “nunca desapontamos quem requisita os nossos serviços; são várias horas de espetáculo de bailarico com animação garantida, por vezes, até com algumas anedotas pelo meio, quando acontece algum imprevisto e temos que segurar o público”. Emília Costa indica ainda a característica que os distingue: não é o traje com colete a condizer ou as boinas com o nome do conjunto gravado, que mandaram fazer para identificar o conjunto, mas sim o amor e o gosto pelo trabalho que fazem aliada à amizade criada nestes anos de convivência que, “enquanto tiverem força e saúde”, está para durar.

(Saiba mais na edição em papel de 11 de junho de 2015)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found