Atual

Andebol. Cister Sport leva o desporto à escola

image

“Se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha”. Foi seguindo este provérbio que o Cister Sport de Alcobaça lançou o projeto “Cister Vai às escolas”, levando o andebol às escolas.

A iniciativa, com inicio em outubro de 2020, surgiu da  adaptação do clube à pandemia de Covid-19, que veio alterar o quotidiano e a forma como se faz desporto, mudança especialmente notória nos mais pequenos que se viram sem opções para treinar. Foi a pensar nessa necessidade, sem cruzar os braços e saindo da sua zona de conforto, que acabou por levar o desporto até às escolas.

O projeto já está implementado em quatro escolas do Agrupamento de Escolas de Cister, de Alcobaça, contabilizando 271 alunos, mas prevê o alargamento a mais escolas do concelho, no próximo ano. Com a ajuda de Isabel Carolino, treinadora do clube há vários anos, “Cister Vai às escolas”  visa sensibilizar os alunos do 1.º ciclo para a prática desportiva de andebol, promover hábitos de prática de exercício físico, combater a obesidade infantil, promover os valores da amizade, excelência e respeito, entre outros. 

Em tempos de pandemia, esta poderá ser uma solução para que os mais pequenos continuem a fazer desporto sem sair da sua bolha escolar. Esta poderá ser menos uma preocupação para os pais pois não veem os filhos a ter mais contactos do que aqueles necessários.

O projeto foi submetido à aprovação do agrupamento de escolas Cister, integrado na atividade pedagógica “expressão físico motora”  do primeiro ciclo.

 

Outras notícias em Atual