Arte e Fé

No próximo dia 30 de outubro comemoram-se 500 anos após a inauguração do teto da Capela Sistina, pintado pela escola de Miguel Ângelo, dedicado ao Papa Júlio II (30 de outubro de 1512). Neste momento histórico será dado a conhecer um novo documentário acerca do diálogo entre a Arte e a Fé, onde se darão a conhecer os Museus do Vaticano, Património Mundial.
Na sequência da apresentação ante-estreia do mesmo filme, o Santo Padre referia a fundamental importância que tem o património da Igreja para o diálogo com a cultura.
Esta questão levantada pelo Papa aponta para o sentido de que a Arte é também ela uma possibilidade de evangelização, abrindo as portas a quantos ainda não conhecem a fé cristã.
Diz Bento XVI que esta questão da Arte falar sobre a Fé advém da sua dimensão “parabólica”, isto é, a Arte surge como parábola, como expressão linguística transmitindo na forma o conteú-
do da fé.
Jesus falava também assim com os que O seguiam. Indicando imagens, exemplos, contando histórias (parábolas), alcançava para os crentes o conteúda da Sua mensagem. E hoje como se transmite a fé? De vários modos certamente, mas uma das melhores e maiores expressões é a da Arte.
De facto, a questão do Belo continua a ser um tema nunca resolvido, e por isso vai-se assumindo como uma fonte inesgotável de discussão onde a fé cristã se tem feito cultura e onde a cultura se tem abeirado na sua universalidade à questão da crença.
No Ano da Fé seria interessante procurarmos aprofundar esta dimensão. Alcobaça tem no seu seio um exemplo que se distingue mundialmente pela expressão que transmite dessa presença de Deus.
E além do Mosteiro, que peças de arte conhecemos que nos falem do Belo?
Desafio por isso mesmo a que procuremos nas nossas terras essas obras de arte que nos falem do Transcendente.
Crentes e não crentes podem fazer este caminho em conjunto… uns que O reconhecerão, outros que O poderão vir a conhecer.
Fica a proposta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Candidaturas abertas

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

Alcobaça. Biblioteca convida à conversa com…

10 Abr | Sáb | 11:00

online

Encontros em Rede: Reimaginar os Museus a 26

05 Abr | Seg | 15:00

Página de facebook da Rede Cultura 2027