Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Alcobaça

Neuza Santos
Jornalista Estagiária

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Alcobaça teve a sua origem em março de 1990. Os dadores que trabalhavam na empresa Crisal-Cristais, a atual Vista Alegre Atlantis, SA., eram chamados para doar sangue em vários hospitais da região, como os de Alcobaça, das Caldas da Rainha, da Nazaré, de Leiria, de Coimbra, de Lisboa e de Montemor-o-Novo. Consequentemente, doavam sangue em menos de 90 dias.
Deste modo, alguns funcionários pensaram em criar uma associação para que mais pessoas também pudessem doar. A ideia teve o apoio da administradora do Hospital de Alcobaça, Célia Pilão, que conseguiu transformar o salão nobre do hospital numa sala de reuniões. Foi feito um apelo na Rádio Cister, para que todos tivessem conhecimento da reunião. O encontro realizou-se no dia 24 de novembro de 1989, com 20 dadores, alguns médicos e enfermeiros. Leovigildo dos Santos Lourenço, Basílio José Martins, Adelino Ribeiro Custódio e Virgílio Neto dos Santos foram os nomeados para fazerem o pedido do cartão de pessoa coletiva, sendo que a escritura e a constituição de associação foram realizadas no dia 9 de março de 1990.
Atualmente existem sete voluntários e cerca de 1.500 dadores registados, apesar de os “mesmos não serem muito regulares, pois costumam doar uma, duas ou três vezes por ano”, explica Rui Santos, presidente da associação, a’O ALCOA.

Saiba mais na edição impressa e digital de 27 de maio de 2021.

Neuza Santos
Jornalista Estagiária

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found