Benedita. Pedras da antiga igreja paroquial dão vida a pórtico

“Colocado no adro da atual igreja, o pórtico gótico da antiga igreja da Benedita, agora reconstruído, dá-lhe outra dignidade,” adiantou a’O ALCOA o Padre Gianfranco Bianco, pároco da Benedita. Foi este o destino que “finalmente” tiveram as pedras desta igreja, demolida em 1961 para no local se construir a escola primária. A cerimónia de inauguração do monumento, realizada a 16 de maio, data de elevação da Benedita a vila, foi presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Daniel Batalha.
O Padre Giafranco Bianco realça que a obra do escultor alcobacense Thierry Ferreira “foi pensada de forma a lembrar um espaço que fez parte da história, da memória da freguesia e das suas gentes”. O sacerdote adianta que “falta concluir a iluminação e que também terá de ter uma sinalética de identificação do monumento e de todo o simbolismo que representa”.
“Um símbolo desta comunidade e do seu rico património que procurámos preservar”, foi o que destacou Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, na ocasião. O autarca referiu que a história da Benedita está “muito ligada à iconografia da igreja, tendo este pórtico feito parte da heráldica da junta de freguesia”.

Saiba mais na edição impressa e digital de 27 de maio de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found