Benedita. Tiago Siopa vence prémio Doc Alliance 2020

Foto por Catarina Reis

O filme “Fantasmas: Caminho longo para casa”, do realizador beneditense Tiago Siopa, venceu o prémio Doc Alliance 2020, criado pela rede internacional de festivais europeus dedicados ao documentário.

“O Fantasmas é um filme muito íntimo”, disse a’O ALCOA Tiago Siopa onde “há um encontro entre gerações da minha família, que envolve as terras da Benedita, Candeeiros e Rio Maior”. “Construí-o a partir de várias memórias da minha família e crenças que me rodearam durante o meu crescimento, mas que também apareceram ao longo da rodagem”. É esta abordagem “profundamente enraizada no universo pessoal do realizador, ao mesmo tempo que aborda a ideia de coletivo — o particular e o geral, o psíquico e o não psíquico, surgem entrelaçados uns nos outros, criando uma nova e imersiva realidade” que recaiu na escolha do júri.

Este prémio, de cinco mil euros, é uma iniciativa da rede Doc Alliance, que reúne sete festivais de cinema documental europeus, incluindo o DocLisboa, e reconhece primeiras obras de realizadores do espaço europeu.

“Fantasmas: Caminho longo para casa”, exibido em 2019 no DocLisboa, foi distinguido em novembro passado no Festival Internacional de Cinema Documental Ji.hlava, na República Checa, onde arrecadou o prémio dedicado a primeiras longas-metragens.

(saiba mais na edição de 23 de dezembro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found