Benedita. Transformação digital trouxe novos mercados à Solancis

Foto por Catarina Reis

A transformação digital na Solancis, empresa da indústria da pedra, da Benedita, trouxe mais eficiência e a capacidade de chegar a outros mercados, sem que isso viesse reduzir postos de trabalho.

Em 2020, a Solancis registou dez milhões de euros em volume de negócios, 95% dos quais para exportação, sendo possível encontrar a pedra transformada pela empresa nas escadarias do museu Louvre, em Paris, em casas particulares em Inglaterra, numa capela de São Petersburgo, na Rússia, ou num hospital polaco.

“A aposta na tecnologia e na digitalização de processos surgiu de uma necessidade do próprio mercado”, disse à agência Lusa o presidente da empresa, Samuel Delgado.

“Tínhamos a necessidade de fazer cortes no meio da chapa [da pedra] para apanhar a parte melhor da pedra. Foi uma exigência de um dos clientes, que fornecíamos para o mundo inteiro, que era a rede de lojas Hermès. Fomos à procura de uma solução e fizemos um projeto em que desenvolvemos um equipamento com câmara de vídeo que digitaliza as pedras. Conseguimos mostrar os defeitos na pedra e depois cortá-la onde queríamos. Essa foi a grande revolução de início”, contou.

O pedido de projetos pela Hermès surgiu em 2002 e a tecnologia foi criada em 2004. Em 2014, a empresa voltou a investir na digitalização e passou a desenhar tudo em 3D, integrando todo o processo de fabrico a partir do desenho.

“Dantes havia um programa por máquina. Hoje estão automatizados. Quando chegam as peças têm logo o programa de maquinação e restantes. [..] Até aí não tínhamos. Conseguimos organizar todo esse processo até fornecer o material na obra, ao cliente”, realçou o responsável desta empresa que em 2019 assinalou 50 anos de existência.

No departamento técnico, prepara-se uma encomenda que vai para um edifício na Praça Vermelha, em Moscovo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found