Vida

Beterraba: um alimento com poderes nutricionais

Beterraba um alimento com poderes nutricionais_nutricionista2479

“A beterraba sabe a terra” é uma frase que muitas pessoas verbalizam. Porém, se nunca provaram o alimento e/ou terra, é uma frase sem fundamentação. Neste sentido, escrevo a presente crónica para o incentivar a provar e introduzir este alimento na sua alimentação.
A beterraba apresenta 17,9 calorias por 100 gramas, sendo assim um alimento com poucas calorias. A nível de vitaminas e minerais, é rico em vitamina C, ácido fólico, potássio, magnésio, fósforo, zinco e ferro, apresentando assim uma constituição de nutrientes extremamente benéfica para o organismo. A cor da beterraba é devida à presença de betaína, que é responsável por reter água a nível celular e protege as enzimas que estão no interior das células. A diminuição dos níveis de pressão arterial, o fortalecimento do sistema imunitário, a prevenção de anemia, a proteção do sistema nervoso, a prevenção do envelhecimento precoce, o controlo do colesterol e a prevenção de cancro são alguns dos benefícios associados à beterraba.
Esta raiz pode ser consumida das mais variadas formas, nomeadamente crua, cozida, assada ou em sumo (fruta natural e beterraba).
Em conclusão, a beterraba apresenta uma mão cheia de benefícios para a sua saúde. Inclua este alimento na sua dieta.

Outras notícias em Vida