Biblioteca Municipal de Alcobaça acolhe Jornadas Sociais dedicadas à construção de Laços para o Futuro

O município de Alcobaça, em parceria com as Instituições Particulares de Solidariedade Social de apoio ao idoso do concelho, proporciona dois dias de Jornadas Sociais sob o lema “Laços para o Futuro” – 26 e 27 de outubro.
As Jornadas têm por objetivo a reflexão sobre os novos desafios e trilhos a tomar por parte dos atores sociais.
Neste sentido, pretende-se um dia de debate sobre a Inovação Social e o Paradigma da Mudança, dando lugar também a uma vertente mais prática com a apresentação de uma Terapia alternativa, com recurso a caninos – uma nova forma de intervenção.
No segundo dia, o debate centra-se nas questões da violência nas relações. Concretizando-se numa Oficina/Formação para técnicos incidindo na problemática dos maus tratos sobre as crianças e os jovens: “Avaliação e Diagnóstico do Risco e do Perigo – Maus Tratos contra Crianças e Jovens”.
Em simultâneo decorre a Exposição “Transforma-Te – a mudança começa em Ti” , abordando a questão da violência nas relações.

 

Exposição “Transforma-te” propõe reflexão sobre a violência doméstica

A Câmara Municipal de Alcobaça, através do Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, irá realizar de 17 a 31 de outubro, na Biblioteca Municipal, uma exposição de fotografia e vídeo intitulada “TRANSFORMA-TE”.
Pretende-se chamar a atenção da comunidade para a questão da violência nas relações e está inserida numa campanha com o mesmo nome: “Transforma-te”.
Em julho passado, vítimas e não vítimas – mais ou menos conhecidas – passaram por uma experiência de transformação visual, com a colaboração de uma cabeleireira, de uma maquilhadora e de uma consultora de imagem. Este processo de transformação foi registado em vídeo e fotografia.
A intenção é chamar à atenção para o que está oculto, escondido atrás de uma peça de vestuário, de um penteado mais elaborado ou de um batom mais carregado.
Porque, por vezes, é importante mudar primeiro por fora para depois realizar as transformações interiores…
É igualmente a oportunidade para vítimas e não vítimas de violência refletirem sobre esta questão, abrindo o caminho a experiências de valorização pessoal, estimulando a coragem e a autoconfiança, tantas vezes esquecidas.
A exposição serve de mote para as Jornadas Sociais “Laços para o Futuro” que irão ter lugar, de 26 a 27 de outubro, na Biblioteca Municipal de Alcobaça.
Temas como a “Inovação Social”, “Paradigma da Mudança”, “Terapia Assistida por Animais”, “Violência nas Relações” e “Avaliação e Diagnóstico do Risco e do Perigo – Maus Tratos contra Crianças e Jovens” serão abordados e debatidos por técnicos especializados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found