Opinião

Banner_João Luís Pereira Maurício

Biografia de padre beneditense inspira tese de mestrado

O Padre Fernando Machado Maurício nasceu em 1928, na Benedita e faleceu com apenas 35 anos, num trágico acidente, no centro de Alcácer do Sal, quando ia buscar flores para a Igreja Paroquial local.
Frontal e polémico, estudou História da Igreja na Universidade Gregoriana de Roma. A vivência na cidade eterna e o convívio com sacerdotes de todo o mundo marcaram-no profundamente e foi perante esta multiculturalidade que optou pelo ideal da evangelização do Alentejo e pela cristianização dos mais carenciados.
Ao longo dos anos, muitos são os que têm estudado o pensamento e a obra evangélica do Padre Maurício, nomeadamente os Bispos D. António Marcelino e D. Carlos Azevedo, Elisário de Sousa e os seus sobrinhos, para além dos inúmeros textos publicados na imprensa regional e outras publicações de várias dioceses.
Chega agora ao nosso conhecimento a existência de uma tese de Mestrado Integrado em Teologia (1º grau canónico), pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa sobre o tema “O Instituto Regnum Dei (1963-1970) – A vivência da caridade na Região Pastoral de Setúbal, na efervescência do II Concílio do Vaticano”. O autor é Rui Miguel Gomes Simão, jovem sacerdote, e a dissertação final desse mestrado foi orientada pelo Professor Doutor Paulo de Oliveira Fontes.
O Regnum Dei foi fundado pelo Padre Fernando Maurício, sonho que nasceu em Roma. Segundo o autor deste trabalho, o instituto religioso foi “uma realidade inovadora na Igreja e um motivo de esperança, particularmente para a evangelização da classe operária”… “um sinal de Deus para a Igreja de Setúbal” e regista “o esforço do Padre Fernando Maurício em querer levar a Boa Nova às zonas consideradas descristianizadas”.
O facto da obra do Padre Fernando Machado Maurício continuar a ser estudada, meio século após a sua morte, é prova da importância do Regnum Dei na evolução da Igreja portuguesa, na questão social, no tempo pós-conciliar.

Outras notícias em Opinião

  • O Inferno, o Céu e a oração do rico

    O mês de novembro é dedicado aos mistérios do encontro ou desencontro com Deus. Pode ser um encontro feliz, inesgotável e exultante, ou pode ser…

  • Princípio da participação

    Cada um de nós faz parte de uma família; e, em maior ou menor grau, faz parte de uma ou mais associações, outras instituições, empresas,…

  • O valor do Património Cultural

    “Se destruís o passado, destruís a alma. Ficais sem raízes para corrigir o futuro. Os homens foram notáveis pelo que fizeram de notável”. Palavras colocadas…

  • Princípio da subsidiariedade

    O princípio da subsidiariedade baseia-se na dignidade e autonomia de cada pessoa e família, defendendo que as diferentes organizações privadas, com ou sem fins lucrativos,…

  • Destino Universal dos Bens 2166

    Este é o terceiro princípio fundamental da doutrina social da Igreja (DSI), depois da igual dignidade humana e do bem comum abordados em artigos anteriores…

  • A festa da alegria

    Nestas últimas semanas, a Igreja lançou, em todo o mundo, um projecto renovado de evangelização. Este mês de outubro foi declarado um Mês Missionário Extraordinário,…

  • Rasoamanarivo

    A 7 de setembro, durante a viagem a Moçambique, Madagáscar e República da Maurícia, o Papa fez questão de visitar o túmulo de Victoire Rasoamanarivo,…

  • Francisco e Bento XVI publicam um livro em parceria

    Os autores são Papa Francisco e Bento XVI, o título é “Não façam mal a nenhum destes pequeninos. A voz de Pedro contra a pedofilia”.…

  • Princípio do «Bem comum»

    A seguir à dignidade humana, o segundo princípio fundamental da doutrina social da Igreja (DSI) respeita ao bem comum, isto é: o conjunto de bens…

  • Perfume de poesia na Igreja Católica

    No próximo dia 5 de outubro, a Igreja passará a contar com mais 13 novos cardeais. Um deles é o português José Tolentino Mendonça, um…