Opinião

Banner_ines silva

Books & Movies 2018– Festival Literário e de Cinema de Alcobaça

Um estreito encontro entre artistas e públicos

De 8 a 14 de outubro, Alcobaça recebe, pela 5.ª vez, escritores, realizadores e artistas. O Festival Books & Movies apresenta uma programação que inclui 22 tertúlias, 15 sessões de cinema, 11 sessões de teatro, 8 sessões Books & Cooking, 3 exposições, sendo duas destas dedicadas aos Vieira Natividade para assinalar os 100 anos da morte de Manuel Vieira Natividade, os 50 anos da morte de Joaquim Vieira Natividade, os 50 anos da abertura da Estação Nacional de Fruticultura e os 60 anos da primeira exibição do filme “Flores: Mundo de Beleza”.

Outros nomes da nossa cultura estarão em destaque, como José saramago, pelos vinte anos do Prémio Nobel, através das peças “1936, o Ano da Morte de Ricardo Reis”, pela Companhia A Barraca, e  “Antes a morte que tal sorte”, adaptado do romance “Intermitências da Morte”, pelo grupo Gambuzinos com 1 pé de Fora; Luís Vaz de Camões, que inspirou Daniel Cardoso do Quorum Ballet a criar o espetáculo “Saudade – Back to Fado; Fernando Pessoa, com a sessão comemorativa dos “130 anos de Fernando Pessoa”, por Elsa Ligeiro, e com a peça “Fernando, (que) pessoas”, pelo Teatro Bocage; Manuel Alegre, com a adaptação ao teatro de “As naus de Verde Pinho” pela Foco Lunar.

Já confirmaram presença os realizadores Gonçalo Galvão Teles (do filme “Soldado Milhões”, que assinala os 100 anos do fim da 1.ª Guerra Mundial e da Batalha de La Lys), António Ferreira (do filme “Pedro e Inês”, cuja estreia nacional está marcada para 18 de outubro);  e Filipe de Moura, autor do documentário “Terras de Cister – um legado para o futuro”, vencedor do Prémio Books & Movies 2018; também Fernando Galrito, fundador e diretor do festival  MONSTRA comentará “Yellow Submarine”, o icónico filme de animação dos The Beatles, que festeja 50 anos.

Os fins de tarde poderão ser passados nos cafés da cidade a ouvir falar de arte, prosa ou poesia, com Vítor Serrão, António Mota, Carlos Alberto Moniz, José Carlos Cortez, António Manuel Ribeiro, José fanha, ou na Granja de Cister, com Joana Mendes, Rosalina Silva, Ricardo Raimundo, Nuno Queirós Ribeiro e Rui Marques (Books & Cooking).

Ruy de Carvalho, com 76 anos de carreira, será o homenageado. Presentear-nos-á com o espetáculo inédito TROVAS & CANÇÕES, Actores, Poetas e Cantores”, da autoria de Paula Carvalho (sua filha) e de Paulo Mira Coelho, acompanhado por João de Carvalho e Henrique de Carvalho (seu filho e seu neto), entre outros atores e músicos.

O festival, ao proporcionar um estreito encontro entre artistas e públicos, vai certamente transformar Alcobaça num verdadeiro palco literário e de cinema ao longo de sete dias.

O programa completo encontra-se em http://www.cm-alcobaca.pt/pt/4096/programa.aspx

Outras notícias em Opinião

  • Francisco e Bento XVI publicam um livro em parceria

    Os autores são Papa Francisco e Bento XVI, o título é “Não façam mal a nenhum destes pequeninos. A voz de Pedro contra a pedofilia”.…

  • Princípio do «Bem comum»

    A seguir à dignidade humana, o segundo princípio fundamental da doutrina social da Igreja (DSI) respeita ao bem comum, isto é: o conjunto de bens…

  • Perfume de poesia na Igreja Católica

    No próximo dia 5 de outubro, a Igreja passará a contar com mais 13 novos cardeais. Um deles é o português José Tolentino Mendonça, um…

  • Opinião. O elixir da vida eterna

    É mesmo simples: «Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna, e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia» (Jo 6,…

  • Um caminho por baixo de terra

    Inesperadamente (29 de Junho), o Papa Francisco entregou ao Patriarca Bartolomeu, de Constantinopla, nove fragmentos ósseos de há dois mil anos, provenientes de uma tumba…

  • Casa Museu Vieira Natividade para quando?

    Há uns meses equacionou-se a possibilidade de estabelecer um protocolo entre a DGPC (entidade que gere o Mosteiro de Alcobaça) e o Município de Alcobaça…

  • Voltaram os profissionais da greve

    Quando as televisões interpelam os utentes dos serviços atingidos por greves obtêm, em regra e infelizmente, respostas como esta, que registei há dias: “Sinto-me muito…

  • A “armadilha” da autenticidade

    Escrevo este artigo no dia 1 de Julho de 2019. Inicia hoje mais uma semana, mais um mês e mais um semestre, o 2º semestre…

  • O retrato da aviadora

    O melhor retrato de Guadalupe Ortiz de Landázuri é ao lado de um avião, com uma amiga, em 1932. Um biplano da época, com um…

  • Não faz falta “usted”

    Esta semana, fez escala em Lisboa um amigo que não via há muito tempo e tem a sorte especial de ser argentino (com ascendentes portugueses)…