Cadetes de Alcobaça em 3º lugar na Volta a Portugal

O 3º lugar na classificação por equipas foi conquistado pelo Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola na 9ª Volta a Portugal de Cadetes, uma prova em três etapas, que se disputou na passada sexta-feira, sábado e domingo, dias 15, 16 e 17 de julho, com a participação de 150 atletas em representação de 22 equipas, duas das quais espanholas. A formação alcobacense orientada por Aurélio Sardinha, constituída por atletas de formação local, partiu determinada para esta contenda que se adivinhava muito dura, com a ambição de segurar um lugar no podium, feito que veio a ser conseguido.

Wilson Esperança, num excelente momento de forma, foi o elemento estruturante na definição da estratégia da equipa, resguardado no início para ser depois lançado para a frente de corrida em busca de uma boa classificação. Na primeira etapa entre Oliveira de Azeméis e Anadia, com um percurso de 63 km, disputada sob intenso calor, obteve o 3º lugar na classificação geral enquanto a segunda etapa, com um percurso de 82 km, disputada no sábado, entre a Figueira da Foz e Alcobaça, com passagem pelo Casal da Areia onde reside, Wilson Esperança voltaria a ser de novo o melhor elemento da formação alcobacense, ficando no 16º lugar da tabela. Na derradeira etapa disputada no domingo entre Caldas da Rainha e a terminar no tradicional circuito de Torres Vedras, que inclui as duras subidas do Varatojo e da serra da Vila, Wilson Esperança viria a terminar na 9ª posição, o que lhe garantiu o 6º lugar na classificação final, com apenas mais 27 segundos que o vencedor da Volta. De registar que nesta etapa se registou um engano no percurso, que obrigou a uma paragem da corrida, que afectou o ritmo da mesma e dessa forma pode ter influenciado a classificação final.

Além do 6º lugar obtido na classificação final por Wilson Esperança o Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola colocou Carlos Rodrigues em 28º lugar, Julian Espinoza em 53º, Henrique Fróis em 56º, Daniel Fortes em 70 e Carlos Fernandes em 74º lugar.

A segunda etapa, disputada no sábado teve chegada a Alcobaça, e por iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo, recebeu o nome de Troféu Timóteo de Matos, para homenagear este prestigiado dirigente desportivo do Alcobaça Clube de Ciclismo falecido no passado mês de Junho, que muito fez pelo Alcobaça Clube de Ciclismo e pela modalidade de que era um profundo conhecedor. Esta chegada da Volta de Cadetes a Alcobaça é um reconhecimento ao trabalho que o Alcobaça Clube de Ciclismo tem vindo a desenvolver na formação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Candidaturas abertas

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

Porto de Mós. O projeto do baile dos pastorinhos

08 Mai | Sáb | 09:00

Leiria. O festival de música

15 Mai | Sáb | 19:30

Teatro José Lúcio da Sílvia, Leiria

Porto de Mós. Caminhada nas Minas da Bezerra e Serra da Pevide

08 Mai | Sáb | 09:30

Serra de Aire e Candeeiros, Porto de Mós

Caldas da Rainha. A exposição da ESAD

06 Mai | Qui | 09:00

ESAD, Caldas da Rainha

Leiria. Conferências de saúde, de economia e de ambiente

05 Mai | Qua | 14:30

Teatro Miguel Franco, Leiria

Alcobaça. Biblioteca convida à conversa com…

10 Abr | Sáb | 11:00

online