São quase oito e meia da manhã. Em frente ao Mercado Municipal de Alcobaça, 55 paroquianos entusiasmados aguardam partir para mais uma peregrinação do Jornal O ALCOA, acompanhados pelo P. Tiago Roque, pároco de Alcobaça e Vestiaria. O destino? Lourinhã e Vimeiro, a terra natal do sacerdote.
Já no autocarro, as conversas animadas, antes dos momentos de oração da manhã, adivinhavam um dia bem passado e foi efetivamente “uma excelente peregrinação”, sentimento partilhado por todos os participantes, mas já lá vamos!
A peregrinação, na qual a paz e a confraternização andaram sempre de «mãos dadas», começou pela Lourinhã. A receber o grupo estava Ana Maria Ramos, voluntária do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, que tem como missão a divulgação da história local e defesa do Património da Lourinhã. Ana Maria Ramos fez a visita guiada pelo seu património religioso. O primeiro ponto de paragem foi o Convento e a Igreja de Santo António. Têm origem numa comunidade de frades Capuchos Recoletos fundada em 1598. Neste monumento nacional, num dos dois classificados na Lourinhã, “chegaram a viver cerca de 14 a 15 frades, que tinham a seu encargo a tarefa de ensinar”, referiu a guia.
Saiba mais na edição impressa e digital de 26 de setembro de 2024