Atual

Castanheira. Povoação celebra Nossa Senhora da Luz

principal pag 5 (5)2

Hoje e amanhã, dias 16 e 17, realizam-se as festividades em honra de Nossa Senhora da Luz, também conhecida pela Festa dos Pinhões, por ser nesta altura que as pessoas aproveitavam para comprar frutos secos e pinhões torrados.
“Esta festa é das poucas que mantém inalterada a data de realização: dia 16, em que se fazia a venda do gado, e dia 17, em que se realizava a festa”, conforme explicou a’O ALCOA José Augusto Carvalho, presidente da Confraria do Santíssimo Sacramento de Coz.
Segundo o responsável, “esta celebração costuma trazer muita gente não só da terra, mas também da Nazaré e do Valado”. Muito participativa nas atividades da paróquia, a confraria, que tem cerca de 382 anos de existência, conta atualmente com sete elementos. “Gostaríamos de ter mais irmãos e esse é o nosso grande desafio: captar pessoas que se identifiquem com a nossa missão para ajudarem a manter estas tradições”, sublinhou José Carvalho. Uma missão que tem, entre outras tarefas, a de ajudar o pároco nesta e nas várias celebrações, bem como promover o culto do Santíssimo Sacramento e fomentar a formação cristã. É por isso, insiste o presidente, muito importante garantir a sua continuidade.

 

(Saiba mais na edição em papel e digital de 16 de novembro de 2017)

Outras notícias em Atual