Decorreu, no dia 29 de junho, a inauguração da Exposição “Ecos da Cerâmica. Produção Artística no Bombarral”, exposição patente no Palácio Gorjão/Museu Municipal no momento de reabertura após obras de requalificação. Esta exposição pretende celebrar a cerâmica no Bombarral, e, recuperar e valorizar uma memória fundamental da vila: a sua história na produção cerâmica.
A organização está a cargo da Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral, em resultado do convite da Câmara Municipal do Bombarral. Por sua vez, a Associação teve a gentileza de convidar a Coleção de Faiança Família Couto Serrenho de Alcobaça a ceder peças da coleção para exposição e/ou registo fotográfico fabricadas no centro de produção do Bombarral, a Cerâmica Bombarralense (1944-1954), convite este que nos enaltece e que agradecemos.
O convite à participação da Coleção da Faiança Família Couto Serrenho deve-se ao facto de esta integrar peças de diferentes centros de produção, não apenas de Alcobaça mas também de Valado dos Frades, Porto de Mós, Vale de Cambra, Bombarral e Lisboa (Fábrica Sant’Anna). As peças produzidas, nestas fábricas, à época da Cerâmica Bombarralense (em boa parte) eram bastante semelhantes, quer na proposta dos modelos quer nos temas decorativos.
(saiba mais na edição de 03 de julho)