Cerâmica. Coleção de Faiança da Família Couto Serrenho em exposição no Bombarral

Rui Serrenho

Decorreu, no dia 29 de junho, a inauguração da Exposição “Ecos da Cerâmica. Produção Artística no Bombarral”, exposição patente no Palácio Gorjão/Museu Municipal no momento de reabertura após obras de requalificação. Esta exposição pretende celebrar a cerâmica no Bombarral, e, recuperar e valorizar uma memória fundamental da vila: a sua história na produção cerâmica.
A organização está a cargo da Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral, em resultado do convite da Câmara Municipal do Bombarral. Por sua vez, a Associação teve a gentileza de convidar a Coleção de Faiança Família Couto Serrenho de Alcobaça a ceder peças da coleção para exposição e/ou registo fotográfico fabricadas no centro de produção do Bombarral, a Cerâmica Bombarralense (1944-1954), convite este que nos enaltece e que agradecemos.
O convite à participação da Coleção da Faiança Família Couto Serrenho deve-se ao facto de esta integrar peças de diferentes centros de produção, não apenas de Alcobaça mas também de Valado dos Frades, Porto de Mós, Vale de Cambra, Bombarral e Lisboa (Fábrica Sant’Anna). As peças produzidas, nestas fábricas, à época da Cerâmica Bombarralense (em boa parte) eram bastante semelhantes, quer na proposta dos modelos quer nos temas decorativos.

(saiba mais na edição de 03 de julho)

Rui Serrenho

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos
WhatsApp Image 2024-06-03 at 12.09.27

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found
Sites de Paris Sans Vérification