Opinião

Banner - OPINIAO afonso luis aposentado

Civismo e cidadania, precisam-se

Duas palavras iniciadas por C, mas com muitos outros elementos em comum. Há pessoas que atravessam a vida, e não fazem a mínima ideia do que significam estas duas palavras. Convirá, não há dúvida, consultar o dicionário, para evitar que a ignorância prospere e que a vida em sociedade se vá tornando mais árdua, mais difícil. Exemplos:
1 – Em tempo de pandemia, entro num recinto fechado, vejo avisos de ENTRADA e de SAÍDA, e noto que muitas pessoas entram pela SAÍDA e saem pela ENTRADA. Há assim tanta gente analfabeta?
2 – Levanto a tampa de um contentor camarário de lixo comum e deparo com garrafões de plástico e outros objetos recicláveis, quando, ao lado, estão contentores para reciclagem. Aliás, a falta geral de higiene e de um pedal (em algumas freguesias do concelho) também denotam falhas das entidades municipais. E as falhas são, fundamentalmente, as mesmas: de civismo, de cidadania.
Depois… bom, depois ouvimos dizer: “Tenho um património razoável, que deixarei aos meus filhos”. Mas nunca se pode garantir que o nosso património pessoal vá ser usufruído pelos descendentes. Agora, o património coletivo, o planeta, esse sim, poderá vir a ser usufruído pelos filhos e pelos netos. Convirá, por isso, que preservemos esta Terra que habitamos, o que só acontece se tivermos em atenção as duas palavras mágicas: civismo e cidadania. Sempre que vejo garrafões de plástico e quejandos num contentor de lixo normal, tenho a tentação de proclamar: “Multas, precisam-se”.

Outras notícias em Opinião

  • Os privilégios da terceira idade

    Sabe-se que Portugal é um pais constituído maioritariamente por idosos, que contrastam em grande número com a população mais nova. Hoje trago-vos um desafio para…

  • Saiba mais sobre os frutos secos

    A ameixa, o figo e as uvas secas são uma forma diferenciada de comer fruta. Porém, é importante ter a consciência que a forma seca…

  • Correr atrás do prejuízo!

    Os dados recentes do INE colocam Alcobaça como o 29.º concelho do país, em 308 municípios, onde o desemprego mais cresceu (+52%) e a perder…

  • Extraordinários. Profissionais de saúde

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. No dia seguinte a um tratamento que…

  • Uma alimentação mais saudável para envelhecer bem

    Envelhecer faz parte de nós, visto ser um processo natural dos seres vivos. A alimentação foi mudando ao longo dos último anos, e a maioria…

  • Liberdade, igualdade e fraternidade

    Coincidência. Numa altura em que este jornal edita um livro sobre todos os papas da Igreja, o Papa Francisco acaba de assinar, junto ao túmulo…

  • Maçã vs Pera

    Maçã e pera: duas frutas que conseguimos encontrar o ano inteiro, sendo a sua colheita realizada, essencialmente, nos meses de agosto e setembro. Para além…

  • Um Concelho à deriva

    O jornal “Expresso” desta semana publicou um gráfico dos Concelhos com maior taxa de desemprego e o consequente disparo provocado pela pandemia, onde Alcobaça se…

  • Extraordinários. D. Manuel Clemente

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Conheço a sua extraordinária cultura e afabilidade…

  • Café, um simpático «despertador»

    O café é das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Na bebida em questão, encontramos vários compostos benéficos para a saúde, os compostos fenólicos.…