Vida

Comer bem para estudar melhor

Eat-Healthy4

Uma em cada três crianças tem excesso de peso ou sofre de obesidade infantil. Segundo a OMS, mais de 90% das crianças portuguesas come fast-food, doces e bebe refrigerantes pelo menos quatro vezes por semana e apenas 2% consome fruta todos os dias. As crianças obesas apresentam maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Além disso, estão também mais sujeitas a graves problemas sociais e psicológicos, como por exemplo o bullying, que pode provocar quebra no rendimento escolar.
Atualmente são diagnosticados cada vez mais casos de perturbação de hiperatividade e défice de atenção em crianças, o que compromete o rendimento escolar. Estas crianças apresentam frequentemente desequilíbrios nutricionais e apesar de ainda não existirem estudos conclusivos, alguns demonstram que o consumo excessivo de açúcar pode estar associado a esta problemática.
Dadas estas circunstâncias é fundamental que se promovam hábitos de alimentação saudável, uma vez que existe evidência que a malnutrição (que engloba a desnutrição e subnutrição) pode ter efeitos adversos no desenvolvimento da função cognitiva, incluindo a atenção.
É importante ter em conta que os cereais integrais, a carne/peixe/ovos, as sementes e os vegetais contribuem para um bom funcionamento do cérebro e, consequentemente, um bom rendimento escolar, por serem ricos em zinco, magnésio, ferro e vitaminas do complexo B. Além disso, os ácidos gordos polinsaturados, mais conhecidos por ómega 3 e 6, são essenciais para o desenvolvimento e correto funcionamento do cérebro. As suas principais fontes são os peixes gordos (salmão, atum, sardinha…) e sementes (linhaça, girassol, abóbora…).

 

Dicas:
1. Nunca sair de casa sem tomar o pequeno-almoço! Ex: Batido de fruta + torrada de pão integral com manteiga; 2. Uma refeição a meio da manhã é fundamental e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Ex: Iogurte + cinco bolachas Maria + uvas; 3. O almoço deve ser tomado preferencialmente na cantina e ser constituído por sopa, prato principal com legumes e fruta; 4. Um lanche saudável a meio da tarde ajuda a diminuir a fadiga, dando energia para o resto do dia. Ex: Leite simples + pão de sementes com queijo.
Sabia que um lanche constituído por um croissant misto e um refrigerante tipo Coca-Cola® contém o equivalente a cinco pacotes individuais de manteiga e cinco pacotes individuais de açúcar?

Outras notícias em Vida